Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Atividade económica e consumo privado voltam a recuperar em janeiro

Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado voltaram a aumentar em janeiro, face ao mês anterior, seguindo a trajetória positiva iniciada em agosto do ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Atividade económica e consumo privado voltam a recuperar em janeiro
Notícias ao Minuto

13:07 - 18/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Em janeiro, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi negativa em 4,2%, recuperando face aos -4,7% de dezembro de 2020, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado passou de -2,8% em dezembro para -1,4% em janeiro.

Considerando o trimestre terminado em janeiro, a taxa de variação homóloga dos indicadores para a atividade económica e para o consumo privado foram negativas em 4,7% e 2,7%, respetivamente, melhorando face aos -5,1% e -4,0%, pela mesma ordem, do trimestre terminado em dezembro.

Em 2020, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica foi de -5,3%, enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado foi de -5,4%.

Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico, pelo que não refletem em cada momento a taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais.

Ressalvando que a incorporação de nova informação pode refletir-se mensalmente na revisão dos valores passados dos indicadores coincidentes, o BdP alerta que, "na atual conjuntura, face às variações bruscas e significativas nas séries usadas no cálculo dos indicadores coincidentes, é expectável que se verifiquem revisões mensais nestes indicadores superiores às habituais".

"Adicionalmente -- acrescenta - o perfil alisado subjacente à metodologia de cálculo dos indicadores pode implicar revisões mensais com um sentido que difere ao longo do tempo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório