Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Litoral alentejano exige "rapidez na execução" de projetos da ferrovia

Os autarcas dos cinco municípios do litoral alentejano manifestaram hoje preocupação com os atrasos dos investimentos nas ligações ferroviárias e rodoviárias na região e exigiram ao Governo "rapidez na execução dos projetos".

Litoral alentejano exige "rapidez na execução" de projetos da ferrovia
Notícias ao Minuto

14:44 - 16/02/21 por Lusa

Economia Ferrovia

"A segurança das populações e o desenvolvimento económico dos concelhos não podem ser afetados com estes atrasos", alertou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a CIMAL, esta posição foi assumida pelos presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines durante uma reunião com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O presidente da CIMAL e autarca de Alcácer do Sal, Vítor Proença, citado no comunicado, realçou a importância dos "investimentos económicos existentes e dos que estão em curso", mas considerou que "apresentam défices enormes, particularmente no que diz respeito aos acessos rodoviário e ferroviários".

Na reunião, adiantou a comunidade intermunicipal, os autarcas pediram "urgência na reparação" do Itinerário Principal (IP) 1 entre Palma e Alcácer do Sal e da estrada nacional (EN) 253 entre Comporta e Alcácer do Sal.

Os presidentes dos cinco municípios também alertaram para "a inevitabilidade de se avançar com os melhoramentos da EN120, no concelho de Odemira, e investimentos na estrada 263 para ligar este concelho à autoestrada".

Sobre os projetos na ferrovia, referiu a CIMAL, os autarcas reforçaram a necessidade de ser retomada a ligação ferroviária de passageiros na Linha Lisboa - Funcheira, com paragem em Alcácer do Sal, Grândola, Ermidas e Odemira, encerrada desde 2012.

Já o ministro, segundo o comunicado da CIMAL, informou que para ligar Sines e Santiago do Cacém à autoestrada 2 está a ser projetada a ligação a Grândola Norte, num horizonte até 2026, e garantiu que vai ser retomado o projeto do IP8 entre Sines e Beja.

Questionado pelos presidentes de câmara sobre a nova linha ferroviária Sines - Grândola, Pedro Nuno Santos indicou que estão a ser projetados melhoramentos no corredor Sines - Santiago do Cacém -- Ermidas -- Grândola - Alcácer do Sal, acrescentou a CIMAL.

Leia Também: PRR. Ferrovia com 300 milhões para aquisição de 12 automotoras elétricas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório