Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo quer dar ajuda alimentar em cartão às famílias mais pobres

Ao cartão será atribuído um valor que depois poderá ser gasto em bens de primeira necessidade, de modo a ajudar as famílias mais pobres nas idas aos supermercado.

Governo quer dar ajuda alimentar em cartão às famílias mais pobres
Notícias ao Minuto

08:25 - 15/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia alimentar

O Governo manifestou interesse em adotar um sistema de cartões eletrónicos recarregáveis para atribuir ajuda alimentar aos beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, de acordo com o Público. Ao cartão será atribuído um valor que depois poderá ser gasto em bens de primeira necessidade.

"Ao cartão será atribuído um plafond, com periodicidade e regularidade de carregamento", explicou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em declarações ao mesmo jornal. "Portugal tem procurado junto da Comissão Europeia esclarecer todos os detalhes para implementar este modelo de forma compatível com a segurança exigida pelas regras comunitárias", acrescentou.

O Notícias ao Minuto questionou o Ministério do Trabalho sobre quando é que este mecanismo poderá estar operacional, mas não obteve uma resposta.

De acordo com o mesmo jornal, o atual formato dos cabazes de alimentos não vai desaparecer. O mecanismo de cartões pretende ser uma alternativa mais ágil, sendo possibilitada por uma alteração ao regulamento do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas, que financia o programa.

Leia Também: Fatura da eletricidade. Apoio do Governo 'chega' a partir de hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório