Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Abertas candidaturas para 12 habitações de arrendamento acessível

A empresa municipal Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) lançou hoje um novo concurso no âmbito do programa de arrendamento acessível "Porto com Sentido" para 12 habitações com tipologias que variam entre o T0 e o T3.

Abertas candidaturas para 12 habitações de arrendamento acessível
Notícias ao Minuto

11:32 - 12/02/21 por Lusa

Economia Porto

Numa nota na sua página oficial na Internet, a Câmara do Porto indica que as 12 habitações se situam em distintos locais da cidade do Porto, desde o centro histórico à zona oriental, sendo direcionadas tanto para famílias como para pessoas singulares, uma vez que as tipologias variam entre o T0 e o T3.

O período de candidaturas arranca hoje e estende-se durante um mês. No final do processo, as casas vão ser atribuídas por sorteio entre os candidatos que cumpram os critérios de seleção.

Entre os critérios de admissibilidade, o programa determina a adequação da composição do agregado familiar à tipologia a que se candidata e, como critérios de preferência, já residir no Porto há pelo menos quatro anos ou trabalhar há mais de seis meses na cidade.

Devido à situação pandémica atual e às medidas de restrição associadas, todas as candidaturas devem ser submetidas por formulário eletrónico disponível no 'site' da Porto Vivo, SRU, admitindo-se, contudo, a apresentação presencial nas instalações da empresa municipal, desde que previamente agendada.

O primeiro concurso do programa "Porto com Sentido", lançado a 30 de novembro, reuniu um total de 49 imóveis, tendo estado a concurso sete imóveis para subarrendamento, situados na baixa do Porto e na freguesia de Ramalde.

Na nota hoje publicada, a autarquia anuncia também que ainda durante o mês de fevereiro a empresa municipal vai avançar com um novo concurso, mas, desta vez, dirigido para os proprietários.

"Neste quadrante, a Porto Vivo, SRU está igualmente a preparar um novo procedimento para a celebração de contratos-promessa de arrendamento habitacional, em imóveis localizados em áreas de reabilitação urbana, encetando assim esforços em diferentes eixos, com o objetivo de colmatar as falhas identificadas no mercado tradicional de arrendamento e prosseguir com as políticas de regeneração urbana na cidade do Porto", acrescenta a autarquia.

O programa "Porto com Sentido" foi lançado pelo município com o objetivo de introduzir habitações a custos acessíveis no mercado tradicional de arrendamento, de diferentes tipologias e em todas as freguesias da cidade.

A iniciativa pretende atrair para o centro da cidade milhares de novos residentes.

Leia Também: Apoiar Rendas. Entidades públicas vão poder consultar dados de empresas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório