Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal recusou viagem de avião privado do Brasil com droga, diz Governo

O Governo português afirmou hoje que rejeitou o pedido de autorização para viajar para Portugal de um avião privado a partir de Salvador, Brasil, no qual foram apreendidos 500 quilos de cocaína, ao contrário de informação das autoridades brasileiras.

Portugal recusou viagem de avião privado do Brasil com droga, diz Governo
Notícias ao Minuto

19:50 - 10/02/21 por Lusa

Economia Droga

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu que "o pedido de autorização para a viagem na aeronave em apreço foi indeferido pelo MNE".

Citadas pela agência espanhola Efe, as autoridades brasileiras tinham indicado que o avião particular recebera autorização para descolar da cidade de Salvador com destino a Portugal.

A Polícia Federal do Brasil apreendeu a droga na aeronave, que se encontrava na pista do Aeroporto Internacional de Salvador.

A apreensão só foi possível porque o piloto da aeronave particular comunicou à torre de controlo que os seus comandos de voo indicavam algum tipo de problema de funcionamento.

Após o alerta, os mecânicos que foram ao avião para verificar o problema descobriram parte da droga e relataram à Polícia Federal.

"Com o apoio de especialistas criminais federais e cães treinados para detetar drogas da Polícia Civil, foram encontrados na aeronave outros esconderijos onde estava o resto da droga", informou a Polícia Federal, numa nota divulgada hoje.

A droga tinha sido dividida em comprimidos marcados com logótipos de marcas desportivas famosas.

Os três tripulantes e dois passageiros da aeronave foram levados à superintendência da Polícia Federal em Salvador para prestar depoimento, mas a polícia brasileira não esclareceu se foram detidos ou se apresentou queixa contra eles.

A aeronave onde foram encontrados os 500 quilos de cocaína pertence a uma empresa privada que oferece serviços de transporte aéreo.

"As investigações continuarão para identificar os responsáveis pela carga ilícita, que poderão responder pelas acusações de tráfico internacional de drogas e associação com o narcotráfico, cujas penas combinadas podem chegar a 25 anos de prisão", informou o comunicado da Polícia Federal.

O Brasil é um importante intermediário nas rotas de embarque para a Europa da cocaína produzida nos países andinos.

Leia Também: Brasil: Apreendidos 500 kg de cocaína em avião que vinha para Portugal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório