Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Inflação na China recua 0,3% em janeiro

O principal indicador da inflação na China, o índice de preços ao consumidor (IPC), recuou 0,3%, em janeiro, em termos homólogos, indicou hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas chinês (GNE).

Inflação na China recua 0,3% em janeiro
Notícias ao Minuto

06:37 - 10/02/21 por Lusa

Economia China

É a segunda vez em três meses que o IPC regista uma contração homóloga, depois de descer 0,5%, em novembro, e a primeira desde outubro de 2009.

O número está abaixo das projeções dos analistas, que não previram qualquer alteração do IPC no primeiro mês do ano, após uma subida de 0,2% em dezembro.

Os dados do GNE mostraram que, embora os preços de frutas e legumes tenham aumentado 1,3% e 10,9%, respetivamente, o custo da carne desceu 0,4%, devido à queda de 3,9% do preço da carne de porco, muito consumida na China.

Os surtos da covid-19 que afetaram grande parte do nordeste da China, no último mês, também se refletiram nas estatísticas, com descidas de 1,9% nos custos de transporte e de 13,4% no combustível.

No setor do turismo, a queda homóloga foi de 8,6% devido às recomendações das autoridades, que desaconselharam viagens desnecessárias.

Os preços do vestuário e habitação baixaram 0,2% e 0,4%, respetivamente. Os custos com tratamentos médicos aumentaram 0,4%.

O estatístico do GNE Dong Lijuan especificou que os dados refletem parcialmente o impacto da paralisia parcial do país devido a surtos esporádicos, em comparação com janeiro de 2020, quando muitos chineses viajaram nas vésperas do Ano Novo Lunar, que então levou ao aumento dos preços nos setores do turismo e lazer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório