Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pensões começam hoje a ser pagas (e vêm com aumento extra)

Aumento extraordinário previsto é de 10 euros para todos os que recebem pensões até 658,2 euros.

Pensões começam hoje a ser pagas (e vêm com aumento extra)
Notícias ao Minuto

08:10 - 08/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia Pensões

As pensões começam a ser pagas por transferência bancária esta segunda-feira, dia 8 de janeiro, de acordo com o calendário da Segurança Social. Segundo os cálculos da tutela, 1,9 milhões de pensionistas vão receber um aumento de 10 euros.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou, na segunda-feira, que 1,9 milhões de pensionistas com rendimentos até 658,2 euros começaram a receber o aumento extraordinário de 10 euros, com retroativos a janeiro.

O aumento extraordinário nas pensões, recorde-se, este ano será de 10 euros para todos os pensionistas que recebem até 658,2 euros - o equivalente a 1,5 Indexantes de Apoios Sociais (IAS).

No mês passado, os pensionistas começaram a receber as reformas relativas ao mês de janeiro e, no caso do continente, já pagas de acordo com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS.

Relativamente às pensões pagas nas regiões autónomas e pelo facto de as respetivas tabelas de retenção na fonte do IRS terem sido publicadas mais tarde, o efeito das novas tabelas "ocorrerá nos pagamentos de fevereiro", indicou fonte oficial da tutela à agência Lusa, na altura.

As tabelas de retenção na fonte para 2021 que devem ser aplicadas no continente foram divulgadas numa portaria publicada a 3 de dezembro, colocando nos 686 euros o valor até ao qual os salários e pensões estão isentos deste desconto mensal do IRS, o que traduz um aumento de 27 euros face ao valor isento em 2020.

Além da subida do valor a partir do qual começa a ser aplicada a retenção na fonte, as tabelas de 2021 contemplam uma descida das taxas para as reformas de valor mensal até 765 euros.

Esta medida permite acomodar e salvaguardar o rendimento líquido dos pensionistas que vão ter o aumento extraordinário de 10 euros.

O Governo prevê que o aumento beneficie 1,9 milhões de pensionistas.

[Notícia atualizada às 8h23 do dia 9 de fevereiro de 2021.]

Leia Também: Tem direito a pensão, subsídios ou abono? Eis quando vai recebê-los

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório