Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Santa Casa e Banco Montepio investem quase um milhão em inovação social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Banco Montepio investiram quase um milhão de euros em nove projetos do programa Portugal Inovação Social, para potenciar o setor da proteção social.

Santa Casa e Banco Montepio investem quase um milhão em inovação social
Notícias ao Minuto

13:20 - 05/02/21 por Lusa

Economia Santa Casa e Banco Montepio

As duas entidades disponibilizaram 1,35 milhões de euros em instrumentos de apoio à inovação social, mas só nove candidaturas - dois Títulos de Impacto Social e sete Parcerias para o Impacto - foram aprovadas, tendo recebido um financiamento de cerca de 934 mil euros, para projetos nas áreas do emprego, saúde, justiça, educação e inclusão.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, afirma, citado em comunicado, que "os projetos aprovados contribuem para a inovação das respostas aos novos desafios contemporâneos, cada vez mais complexos, principalmente no contexto pandémico".

"Fiel à razão da sua existência e consciente de que detém um legado de quase dois séculos de história, acrescidas responsabilidades sociais e de desenvolvimento sustentável, o Banco Montepio assume o forte compromisso de contribuir para uma sociedade mais transparente, mais justa e mais sustentável. A ligação umbilical ao terceiro setor é a face mais visível deste nosso compromisso", declara, também citado no comunicado, o presidente da comissão executiva do Banco Montepio, Pedro Leitão.

As Parcerias para o Impacto financiam a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em conjunto com investidores sociais, e têm como objetivo obter modelos de financiamento mais estáveis, eficazes e duradouros. Neste âmbito, foram identificados sete projetos nas áreas de saúde, arte e cultura, envelhecimento ativo, empreendedorismo, digitalização e reabilitação de espaço público.

Os Títulos de Impacto Social têm como objetivo financiar, através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública, tendo sido aprovados dois projetos nas áreas de educação, digitalização e gamificação.

De acordo com a SCML e o Banco Montepio, "tanto as Parcerias para o Impacto como os Títulos de Impacto Social preveem o pagamento com base em resultados e métricas de avaliação de impacto que comprovem a obtenção de resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública", sendo por isso sujeitas a avaliação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório