Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Luságua lança projeto para colmatar ineficiências na recolha de resíduos

A Luságua, empresa do grupo Aquapor, gestor de concessões municipais de água em Portugal, lançou o projeto Resíduos Smart+ com o objetivo de colmatar as ineficiências nas rotas de recolha tradicionais de resíduos através de uma plataforma inteligente.

Luságua lança projeto para colmatar ineficiências na recolha de resíduos
Notícias ao Minuto

11:42 - 01/02/21 por Lusa

Economia Luságua

Num comunicado hoje divulgado, a empresa refere que o novo projeto reforça a sua aposta na implementação de tecnologias sustentáveis e eficientes, com recurso a tecnologia e produção nacionais.

Segundo a nota, o objetivo é "colmatar as ineficiências nas rotas de recolha tradicionais e pré-definidas, melhorando-as, através da leitura, em tempo real, das taxas de enchimento dos contentores", devido a sensores de enchimento e a um sistema de comunicações.

A solução da Luságua vai permitir que a recolha de resíduos seja feita apenas quando as taxas de enchimento ideais forem registadas, ou seja, ao recolher contentores que estão na sua taxa de enchimento ideal, as equipas de recolha vão fazer menos horas de trabalho, menos quilómetros e consumirão menos combustível, diminuindo significativamente os custos das recolhas.

De acordo com a empresa, "o investimento na solução Resíduos Smart+ surge como uma prioridade estratégica da Luságua, diminuindo a sua pegada ecológica e dinamizando um setor que carece de digitalização".

Com esta ferramenta, e a respetiva plataforma digital, também os consumidores poderão ter acesso a um acompanhamento de proximidade, de que são exemplo as informações sobre horários de recolha e passagem em cada rua, em tempo real.

A Resíduos Smart+ começa a ser implementada em fevereiro, nos municípios de Caminha e Albufeira, sendo que no futuro vai estar presente nos 40 municípios onde a Luságua já opera.

"As operações de recolha e gestão de resíduos são dos serviços com maior visibilidade e impacto na vida das pessoas. Uma redução do seu impacto ambiental será sentida por todos, das autarquias aos consumidores", referiu Carlos Rodrigues, administrador da Luságua, citado na nota.

De acordo com o responsável, a Luságua "não só pretende oferecer às cidades um caminho inteligente e sustentável para a gestão dos seus recursos, como reforçar a capacidade da indústria de melhorar a sua performance económica e ambiental".

A Aquapor, com sede em Lisboa, atua desde 1997 na prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, estando presente também no mercado internacional, como Moçambique, Cabo Verde e Arábia Saudita.

Entre as concessões da Aquapor encontram-se as Águas de Vila Real de Santo António, Águas da Azambuja, Águas da Teja, Águas da Figueira, Águas de Alenquer, Águas de Cascais, Águas de Gondomar, Águas do Lena, Águas do Planalto, Águas do Sado, Águas do Vouga e Luságua Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório