Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

BdP lança novo indicador. Confinamento provocou "deterioração marcada"

O novo indicador reúne um conjunto de informação de natureza quantitativa e frequência diária. Será divulgado todas as semanas, às quintas-feiras.

BdP lança novo indicador. Confinamento provocou "deterioração marcada"
Notícias ao Minuto

11:38 - 28/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia indicador diário

O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta quinta-feira, o lançamento de um novo indicador diário que permitirá identificar mais facilmente alterações abruptas na atividade económica. O desta quinta-feira revela que o confinamento provocou uma "deterioração marcada" na última semana. 

"As disrupções causadas pela pandemia da Covid-19 na economia global tornaram premente recorrer a dados de alta frequência para captar os desenvolvimentos económicos de muito curto prazo. Neste contexto e para dotar o público de mais um instrumento de acompanhamento da economia portuguesa, o Banco de Portugal lança hoje um indicador diário de atividade económica (DEI)", revela a instituição liderada por Mário Centeno.

O DEI reúne um conjunto de informação de natureza quantitativa e frequência diária: tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

"Deterioração marcada durante a semana passada"

Após o início do confinamento decretado a 15 de janeiro, o indicador diário de atividade económica aponta para uma deterioração marcada durante a semana passada. Esta é a primeira vez que o indicador é divulgado. 

Notícias ao MinutoIndicador diário de atividade económica - 28 de janeiro© Banco de Portugal

O indicador será divulgado semanalmente, à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório