Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Governo e associações empresariais devem "trabalhar já" estratégias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje que o Governo e as associações empresariais devem "trabalhar já e em conjunto" para definirem estratégias de recuperação do setor do turismo.

Governo e associações empresariais devem "trabalhar já" estratégias
Notícias ao Minuto

21:42 - 27/01/21 por Lusa

Economia AHRESP

"A AHRESP considera que também em Portugal, Governo e organismos associativos empresariais deviam trabalhar já e em conjunto para definir estratégias de recuperação da atividade turística", lê-se no boletim diário da associação.

O apelo da AHRESP surge depois de a Hotrec, federação europeia de associações da área da restauração, similares e alojamento turístico, ter defendido a criação de uma 'task force' para debater o impacto da pandemia no setor da hospitalidade.

Segundo a AHRESP, a Hotrec "juntou-se a várias outras associações para exigir a criação de uma 'task force' nas instituições europeias para debater o impacto da pandemia nos negócios e postos de trabalho, bem como desenhar um 'roadmap' para a recuperação do setor da hospitalidade, que emprega 12,5 milhões de pessoas".

A AHRESP realça que a pandemia de covid-19 "tem tido um enorme impacto nos restaurantes, bares, hotéis, cafés, estabelecimentos de animação noturna e seus fornecedores por toda a Europa", acrescentando que na maioria estão em causa pequenas e médias empresas.

"Estes negócios são o 'coração' social e económico das cidades, mas também das comunidades rurais e áreas turísticas", alega a Hotrec citada pela AHRESP.

No segundo quadrimestre de 2020, o setor da hospitalidade, que tem estado sujeito a encerramentos e diminuição das atividades, caiu 63,25% face ao período homólogo de 2019, indicam as associações, referindo a perda de 1,84 milhões de postos de trabalho na Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório