A Segurança Social faz, esta quinta-feira, dia 28 de janeiro, os pagamentos dos pedidos de lay-off que deram entrada - e foram considerados válidos - até ao dia 21 de janeiro, conforme anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS), na terça-feira.
"Todos os pedidos que deram entrada até ao dia 21 de janeiro e foram considerados válidos serão pagos já no próximo dia 28 de janeiro, de forma a transferir liquidez imediata para as empresas cuja atividade foi encerrada ou suspensa ao abrigo do atual estado de emergência", refere o ISS, em comunicado.
No total, a Segurança Social processou o pagamento a 22,7 mil empresas que apresentaram o pedido de lay-off já em janeiro, com um total de 86,3 mil trabalhadores.
"Estas empresas receberão já no próximo dia 28 [esta quinta-feira] um pagamento no montante total de 20,3 milhões de euros, garantindo num espaço curto de tempo uma injeção de liquidez nesta fase de paragem de atividade", realça o ISS.
Este ano, e ao abrigo do lay-off, a Segurança Social assegura o pagamento de um apoio adicional para garantir que os trabalhadores abrangidos por este regime recebem 100% da sua remuneração - até ao limite de três salários mínimos nacionais (SMN). "Esse apoio adicional será pago em fevereiro, com efeitos a janeiro", lembra ainda o Instituto.