Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

BCP manter-se-á nos lucros e pode absorver mais perdas

A agência de 'rating' Standard and Poor's (S&P) considerou hoje que o BCP deverá manter-se nos lucros durante este ano, acrescentando ainda que o banco tem condições para absorver mais perdas relativas a créditos.

BCP manter-se-á nos lucros e pode absorver mais perdas
Notícias ao Minuto

20:31 - 26/01/21 por Lusa

Economia Standard and Poor's

Segundo uma nota hoje emitida pela S&P, a agência considera que o BCP será alvo de um impacto "modesto" das provisões registadas pelo seu subsidiário polaco Bank Milliennium devido aos créditos em francos suíços.

"De acordo com os nossos cálculos, o esforço adicional de provisionamento afetará apenas ligeiramente o rácio de capital ajustado do BCP, equivalendo a cerca de cinco pontos base", pode ler-se na nota.

Assim, a Standard and Poor's continua a esperar "que o BCP mantenha uma modesta capitalização para os riscos que comporta durante os próximos 12-18 meses, com o seu rácio entre os 6,5% e 7,0%, comparado com 6,96% no final de 2019".

"No nível atual de 'rating', e como indicado com a nossa perspetiva estável sobre o BCP, acreditamos que o banco ainda tem espaço para absorver maiores perdas de crédito", de acordo com a nota.

A agência antecipa que poderia proceder a uma revisão em baixa da sua notação do BCP caso se verifique "uma mais longa e mais severa deterioração nas condições económicas e operativas" em Portugal, uma "deterioração significativa da prestação do crédito do BCP", e ainda riscos de litígio piores que o antecipado na Polónia.

"Apesar disto, acreditamos que o BCP vai permanecer nos lucros em 2021, tal como esperamos para 2020, com a sua rentabilidade perto dos 3% no final de 2021", disse a S&P.

Tal como outros bancos polacos, o Bank Millennium anunciou na segunda-feira que iria registar provisões adicionais para fazer face a eventuais perdas em créditos em moeda estrangeira, como por exemplo francos suíços, no valor de 84 milhões de euros.

O banco polaco irá registar perdas no último trimestre de 2020 como consequência dessas provisões, mas deverá registar lucros no conjunto do ano, de acordo com a S&P.

Leia Também: Millennium bcp vai utilizar apenas eletricidade 100% verde em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório