Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Lagarde diz que o BCE vai estar no mercado durante muito tempo

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que a entidade vai "estar no mercado durante muito tempo", numa intervenção no Fórum Económico Mundial de Davos, que decorre por videoconferência.

Lagarde diz que o BCE vai estar no mercado durante muito tempo
Notícias ao Minuto

18:58 - 25/01/21 por Lusa

Economia BCE

As afirmações da responsável sobre a permanência no mercado foram feitas depois de questionada sobre o comunicado divulgado no final da última reunião do BCE, na passada quinta-feira, que admitia a possibilidade de não ser integralmente utilizada a dotação do programa de compra de dívida de emergência "se as condições de financiamento se mantiverem favoráveis" com menos compras de dívida.

O volume do programa de compra de dívida de emergência lançado em março passado para atenuar os efeitos da pandemia de covid-19 atinge 1,85 biliões de euros, depois de ter sido reforçado na reunião do BCE de dezembro e de a sua duração ter sido prolongada até março de 2022.

O BCE está disposto a comprar mais dívida se for necessário para garantir que as taxas de juro permanecem baixas em todos os países do euro, mas também a não utilizar integralmente a dotação do programa "se as condições de financiamento se mantiverem favoráveis" com menos compras de dívida, indicava o comunicado.

As declarações de Lagarde foram feitas num painel que debate o regresso ao crescimento económico após a crise causada pela pandemia.

No debate participam também os ministros da Economia de França, Bruno Le Maire, e da Alemanha, Peter Altmaier, e os líderes do banco Goldman Sachs, David Solomon, e da Volkswagen, Herbert Diess.

Lagarde disse que no ano passado o investimento caiu 14% na zona euro em consequência da pandemia.

A presidente do BCE considerou que a recuperação depende da evolução da situação sanitária e dos confinamentos, por isso considerou que o apoio orçamental deve ser importante e muito ativo.

"O objetivo do BCE é apoiar todos os setores da economia e que as condições financeiras sejam favoráveis", com taxas de juro baixas para as obrigações soberanas, para as empresas e famílias, segundo a líder do BCE.

Para a segunda metade de 2021, Lagarde espera uma recuperação, mas disse que "será uma nova economia".

Leia Também: BCE investe em fundo de obrigações verdes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório