Presidente da estatal brasileira Eletrobras pede demissão

O Presidente da estatal brasileira do setor elétrico Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo, informou um comunicado divulgado pela empresa aos seus acionistas.

Governo espera privatizar Eletrobras sem Itaipu e usinas nucleares

© Reuters

Lusa
25/01/2021 11:59 ‧ 25/01/2021 por Lusa

Economia

Eletrobras

 

"A Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais", diz um comunicado da Eletrobras, divulgado aos acionistas na noite de domingo.

"Wilson [Ferreira Junior] permanecerá no referido cargo de Presidente até ao dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para o seu sucessor, ainda a ser indicado", acrescentou.

Embora seja controlada pelo Governo brasileiro, a Eletrobras possui ações no mercado.

Wilson Ferreira Junior estava no cargo desde 2016 e é um grande defensor da privatização da Eletrobras.

A venda do controlo da empresa está no plano de privatização divulgado pelo Governo brasileiro, mas a sua aprovação depende de articulações políticas no Congresso, um dos grandes desafios da gestão do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

No comunicado, a estatal agradeceu ao executivo pela sua "reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras" durante o seu mandato, de cerca de 4,5 anos."

"Sob a sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu a sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias", concluiu.

O último balanço financeiro divulgado pela Eletrobras indicou que a empresa obteve um lucro de 95,7 milhões de reais (14,3 milhões de euros) no terceiro trimestre de 2020, dado que indicou uma queda de 86,6% face o mesmo período de 2019, quando o lucro da estatal atingiu 715,8 milhões de reais (107,4 milhões de euros).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas