Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Recibos verdes têm uma semana para entregar Declaração Anual da Atividade

"A Declaração Anual é destinada a todos os trabalhadores independentes que no ano civil de 2020 entregaram pelo menos uma Declaração Trimestral e tem como objetivo corrigir ou efetuar Declarações Trimestrais do ano anterior (2020)", refere o Instituto da Segurança Social. Saiba como proceder.

Recibos verdes têm uma semana para entregar Declaração Anual da Atividade
Notícias ao Minuto

08:48 - 25/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia Recibos verdes

Os trabalhadores independentes têm até ao dia 1 de fevereiro, daqui por uma semana, para entregar a Declaração Anual da Atividade à Segurança Social. Até ao final deste mês deverá ser entregue também a declaração trimestral

"A Declaração Anual é destinada a todos os trabalhadores independentes que no ano civil de 2020 entregaram pelo menos uma Declaração Trimestral e tem como objetivo corrigir ou efetuar Declarações Trimestrais do ano anterior (2020)", refere o Instituto da Segurança Social (ISS), numa nota publicada no seu site

O ISS lembra que para consultar as declarações trimestrais de 2020 entregues deverá aceder à opção Emprego > Trabalhadores independentes > Regime declaração trimestral > Declarações ano anterior.

"As declarações trimestrais que entregou, estão identificadas por consultar declaração; as declarações trimestrais que não entregou, estão identificadas por registar declaração", acrescenta ainda o instituto. "Caso necessite corrigir algum valor já declarado pode fazê-lo em consultar declaração. Caso não tenha declarado um período para o qual houvesse obrigação contributiva deve registar declaração."

Depois, "existindo contribuições apuradas de valor superior, o pagamento dos acréscimos poderá ser efetuado até ao dia 22 de fevereiro, através de documento de pagamento".

Por outro lado, "caso não necessite de corrigir ou declarar valores respeitantes às Declarações Trimestrais mencionadas, não necessita de realizar qualquer ação, estando a Declaração Anual validada", lembra o ISS

"A revisão dos valores declarados em 2020 é fundamental para a atualização dos seus rendimentos, tendo impacto direto nas prestações sociais e em apoios no âmbito da Covid-19. Recorda-se que durante o ano de 2021 irá ser efetuada a verificação dos rendimentos declarados à Autoridade Tributária, sendo que em caso de divergências haverá lugar à sua correção", acrescenta ainda a Segurança Social. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório