Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

5G. Propostas sobem mais de 1,9 milhões no 6.º dia de licitação

As propostas dos operadores no sexto dia da licitação principal do leilão 5G subiram mais de 1,9 milhões de euros face à véspera, para 196 milhões de euros, num total de seis rondas, de acordo com o regulador Anacom.

5G. Propostas sobem mais de 1,9 milhões no 6.º dia de licitação
Notícias ao Minuto

20:16 - 21/01/21 por Lusa

Economia 5G

"Tiveram lugar seis rondas", refere a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) no 'site'.

A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (Meo), Nos, Vodafone Portugal e também a Dense Air e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.

As ofertas da sessão de hoje atingiram 196,233 milhões de euros, contra 194,262 milhões de euros na quarta-feira.

À semelhança do que aconteceu no quarto dia de licitação, só um lote da faixa libertada da TDT (700 MHz) é que não teve qualquer oferta hoje.

Assim, na faixa de 700 MHz, o preço de licitação manteve-se nos 19,2 milhões de euros, sendo que um lote continua sem qualquer oferta. Ao todo, as ofertas totalizam 96 milhões de euros.

Também na faixa 900 MHz, os quatro lotes disponíveis não registaram alteração ao preço de reserva, com a oferta dos operadores a manter-se nos 24 milhões de euros.

A faixa de 2,1 GHz, que era até segunda-feira (18 de janeiro) a que tinha apresentado maior interesse, com a oferta a atingir os 10,405 milhões euros (preço base era de dois milhões de euros), manteve hoje o mesmo valor.

Na faixa 2,6 GHz, dos três lotes disponíveis, as ofertas totalizaram 13.156 milhões de euros, mais 900 mil euros na véspera.

A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, totalizou 52,672 milhões de euros, contra 51,622 milhões de euros na véspera.

Em fase anterior, tinha decorrido a licitação para os novos entrantes, durante oito dias, que resultou num encaixe de 84 milhões de euros no último dia (11 de janeiro).

O montante final encaixado com o leilão depende dos lotes que forem atribuídos durante o processo e se são adquiridos pelo preço de reserva, sendo que a Anacom aponta para receitas de cerca de 237,9 milhões de euros.

Não existe informação oficial de quem licitou.

Os novos entrantes podem beneficiar de 'roaming' nacional no acesso às redes dos operadores já instalados, independentemente da qualidade de espectro que adquiram, de acordo com as condições do leilão.

O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas "ilegais" e "discriminatórias", o que incentiva ao desinvestimento.

As licenças do 5G serão atribuídas durante o primeiro trimestre deste ano.

Leia Também: 5G: Propostas dos operadores rondam 194 milhões no 5.º dia de licitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório