Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ministros do turismo têm reunião extraordinária em 1 de março

Os ministros do turismo da União Europeia vão reunir-se virtualmente em 01 de março para balanço do setor, num encontro extraordinário promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), anunciou hoje a secretária de Estado do Turismo.

Ministros do turismo têm reunião extraordinária em 1 de março
Notícias ao Minuto

14:18 - 21/01/21 por Lusa

Economia UE

Rita Marques falava no encerramento do Fórum Internacional - Educação, Emprego e Formação em Turismo, organizado em formato virtual pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito da presidência portuguesa, e pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de "contribuir" para a retoma, valorização e inovação do turismo.

"Temos uma oportunidade única para recuperar e reconstruir o ecossistema do turismo na Europa. Apesar da crise dramática, temos uma verdadeira oportunidade de reinventar o setor do turismo do amanhã", afirmou Rita Marques, explicando que ser "por esta razão que organiza em 01 de março, sob a presidência portuguesa, uma reunião extraordinária de ministros num formato virtual, para um 'follow-up' [acompanhamento] da sustentabilidade no turismo, e preparar a sessão da primavera".

A necessidade de identificar as competências futuras necessárias ao setor do turismo foi salientada pela governante, na sua intervenção, que destacou ainda a participação de Portugal num estudo em curso, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no qual será um 'case study' (caso de estudo), e cuja conclusão está prevista para a segunda metade deste ano.

Rita Marques destacou também a necessidade de a recuperação do setor do turismo ser sustentável, em termos ambientais, sociais e económicos, e lembrou o importante contributo "de todos", incluindo consumidores, para conseguir essa recuperação.

A secretária de Estado do Turismo falou ainda sobre o "lockdowm" (encerramento) que o país enfrenta neste momento e apelou para que, "mais uma vez, a União Europeia aumente a sua articulação interna, de forma a evitar decisões repentinas de controle de fronteiras e diferentes requisitos de quarentena", e para conseguir uma harmonização quanto ao reconhecimento de testes à covid-19 e "retirar os benefícios" do processo de vacinação em curso.

A governante defendeu também que a recuperação da indústria do turismo "tem de ser financeiramente suportada" e a necessidade de serem criadas "condições para a próxima geração" poder manter empregos e serem competitivos, salientando a importância da formação digital no turismo e deu como exemplo o lançamento de programas de educação online pelas escolas de turismo que registaram "mais de 700 sessões de treino e envolveram 74 mil participantes" em 2020.

"Neste momento, a Academia Digital [plataforma de gestão dos programas de formação do Turismo de Portugal] tem mais de 10 mil pessoas que regularmente participam nesses programas de formação", disse, acrescentando que nesses programas o digital e a sustentabilidade estão sempre presentes.

A governante, que discursou em inglês, concluiu a sua intervenção afirmando em português: "É tempo de agir!".

O fórum, encerrado pela secretária de Estado do Turismo, contou como oradores o comissário Europeu para o Mercado Único, Thierry Breton, o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, a diretora do Departamento de Educação em Inovação e Investimentos da OMT, Natalia Bayona, o ministro da Economia, Siza Vieira, e o secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório