Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Mais um recorde. Endividamento da economia sobe para 742.841 milhões

Os dados foram atualizados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal.

Mais um recorde. Endividamento da economia sobe para 742.841 milhões

O endividamento do setor não financeiro da economia cresceu para 742.841 milhões de euros em novembro, depois de se ter cifrado nos 740.728 milhões de euros em outubro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. 

Estes dados, sublinhe-se, estabelecem um novo recorde relativamente ao endividamento do setor não financeiro da economia. 

"Em novembro de 2020, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 742,8 mil milhões de euros, dos quais 338,7 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 404,1 mil milhões de euros ao setor privado", refere o BdP, em comunicado

Relativamente a outubro de 2020, o endividamento do setor não financeiro aumentou 2,1 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se ao acréscimo de 1,4 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 0,7 mil milhões de euros do endividamento do setor privado.

"O incremento do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face às próprias administrações públicas (2,4 mil milhões de euros) e face ao setor financeiro (1,0 mil milhões de euros). Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior (2,0 mil milhões de euros)", pode ler-se. 

O peso do endividamento no produto interno bruto (PIB) era de 362% até setembro, altura em que o endividamento da economia era de 738.853 milhões de euros. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório