Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

No 4.º trimestre, novembro terá sido o mês mais negativo para a economia

Ainda assim, sublinha o INE, "os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior".

No 4.º trimestre, novembro terá sido o mês mais negativo para a economia
Notícias ao Minuto

11:00 - 20/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

Novembro terá sido o mês mais negativo para a atividade económica, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A informação disponível para novembro e dezembro revela uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio.

Ainda assim, sublinha o INE, "os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior". 

O mesmo sucedeu com os indicadores de confiança na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e, de forma ligeira, no Comércio. A exceção ocorreu nos Serviços em que o indicador diminuiu.

O montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco registou, em termos homólogos, reduções de 11,8% e 7,8% em novembro e dezembro, respetivamente (decréscimo de 6,3% em outubro).

As vendas de veículos automóveis registaram taxas de variação homóloga de -19,6% nos automóveis ligeiros de passageiros, -19,1% nos comerciais ligeiros e -15,7% nos veículos pesados (-27,9%, -1,4% e +16,7% em novembro, respetivamente).

De acordo com as estimativas mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, situou-se em 7,2% em novembro, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) que em outubro (8,1% em agosto de 2020 e 6,7% em novembro de 2019). 

Ainda, em 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual nula (0,3% em 2019) e uma variação homóloga de -0,2% em novembro e dezembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório