Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo limita preços do gás de garrafa. Estes são os valores máximos

A estes preços apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, de acordo com o diploma do Governo.

Governo limita preços do gás de garrafa. Estes são os valores máximos
Notícias ao Minuto

09:00 - 15/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia botija de gás

Com a entrada num período com restrições mais apertadas, o Governo decidiu sujeitar a preços máximos o gás engarrafado, algo que também já tinha sido feito no primeiro confinamento, de acordo com o diploma do Governo que regula o Estado de Emergência. 

"É estabelecido um regime de preços máximos para o gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, em taras 'standard' em aço, nas tipologias T3 e T5, conforme estabelecido no artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 5/2018, de 2 de fevereiro", pode ler-se no diploma do Governo. 

Assim, a partir de segunda-feira, dia 18 de janeiro, aplicam-se os seguintes preços máximos, de acordo com os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE):

  • O valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5kg e 13kg, é de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente.
  • Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 19,54 euros, na garrafa de 9kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11kg.
  • No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45kg, 87,75 euros.

A estes preços apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, nomeadamente nas situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, e disponibilizadas em local diferente do ponto de venda, segundo o mesmo diploma. 

"No âmbito do dever de prestação de informação dos comercializadores de GPL, os consumidores devem ser informados do preço das garrafas de GPL, bem como do serviço de entrega, sempre que aplicável, previamente ao ato de entrega", pode ler-se. 

Pode consultar o catálogo da ERSE sobre as garrafas comercializadas em Portugal aqui

[Notícia atualizada com os cálculos da ERSE às 10h14.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório