Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Feirantes do Norte "indignados" com "favorecimento" da distribuição

O presidente da Associação de Feiras e Mercados da Região Norte manifestou hoje surpresa e indignação com a possibilidade de o comércio ligado à distribuição poder estar aberto e sem restrições de horários, durante o período de confinamento.

Feirantes do Norte "indignados" com "favorecimento" da distribuição
Notícias ao Minuto

12:59 - 14/01/21 por Lusa

Economia Covid-19

"Vamos analisar bem o diploma e verificar por onde deveremos apresentar a nossa reclamação", disse Fernando Sá, apelando às autarquias do Norte para que suspendam, até dezembro deste ano, as taxas cobradas aos feirantes.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira que Portugal vai "regressar ao dever de recolhimento domiciliário" tal como em março e em abril, alertando que este é simultaneamente o momento "mais perigoso, mas também um momento de maior esperança".

As feiras ficarão suspensas, a partir de sexta-feira, exceto em relação à venda de produtos alimentares.

Em declarações à Lusa, Fernando Sá considerou que "a situação é muito injusta", porque se continuam a "favorecer os grandes grupos económicos ligados à distribuição e o pequeno comércio e, por tabela, as pequenas indústrias que fornecem estas atividades comerciais, são prejudicadas".

"As feiras só podem funcionar com produtos alimentares, tendo ao lado hipermercados a vender de tudo, ou seja, vendem em espaços fechados produtos idênticos a muitos estabelecimentos e aos negócios da feira, que agora não têm permissão para o exercício das suas atividades", sublinhou.

Frisou que "se os feirantes não podem trabalhar, todos os fornecedores desses feirantes, a montante, deixarão de ter a quem vender e todos ficarão sem rendimento".

A Associação de Feiras e Mercados da Região Norte representa cerca de 8.000 feirantes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório