Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Administração da RTP surpreendida com 'chumbo' sobre provedor

A administração da RTP recebeu com "enorme surpresa" o parecer desfavorável do Conselho de Opinião (CO) ao nome indigitado de José Alberto Lemos para Provedor do Telespetador, disse à Lusa fonte oficial da estação pública.

Administração da RTP surpreendida com 'chumbo' sobre provedor
Notícias ao Minuto

18:37 - 13/01/21 por Lusa

Economia RTP

"O voto negativo/desfavorável expresso pelo Conselho de Opinião para o exercício do cargo de Provedor do Telespetador fundamenta-se na convicção dos membros" do CO "que a sua prestação na audição, assim como o seu percurso profissional, quando aplicado em conhecimentos específicos ao objetivo concreto desejável e pretendido para o cargo, revelam não estarem reunidas as condições mínimas para o melhor exercício prático, concreto e específicodas competências da função", refere a deliberação do CO, a que a Lusa teve acesso.

"Foi com enorme surpresa que a administração da RTP recebeu o parecer desfavorável do CO ao nome indigitado para Provedor de Televisão", adianta

"Achamos incompreensível: José Alberto Lemos cumpre largamente todos os critérios definidos no estatuto da RTP para ser provedor: mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal e experiência na área de comunicação nos últimos cinco anos", prosseguiu a administração liderada por Gonçalo Reis.

Considera ainda que o indigitado "é um excelente jornalista, com experiência relevante em televisão, rádio e imprensa, em Portugal e no estrangeiro, na RTP e em outras instituições de referência".

Por isso, "não nos conformamos com esta posição do Conselho de Opinião", pelo que "estamos a analisar com cuidado o parecer, para definir próximos passos", concluiu a mesma fonte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório