Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Possibilidades de pesca da sardinha podem ser aumentadas, diz ministro

O ministro do Mar defendeu hoje que o plano de recuperação da sardinha "foi um sucesso", acrescentando que estão a ser dados passos em direção a um plano de gestão com oportunidades de pesca aumentadas.

Possibilidades de pesca da sardinha podem ser aumentadas, diz ministro
Notícias ao Minuto

19:25 - 12/01/21 por Lusa

Economia Sardinha

"O programa de recuperação da sardinha foi um sucesso, em particular devido ao esforço do setor", afirmou Ricardo Serrão Santos, em resposta ao PCP, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

O governante explicou que, tendo em conta os indicadores dos cruzeiros científicos e as informações reportadas pelas organizações de produtores, "estamos no caminho para entrar num plano de gestão em que as oportunidades possam ser aumentadas".

Os juvenis de sardinha ascenderam a 6.783 milhões em 2020, em águas ibéricas, acima dos 5.452 milhões registados no ano anterior, verificando-se assim o melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos, divulgou o IPMA.

"Os resultados obtidos revelaram um aumento da abundância de juvenis (idade 0) de sardinha de 5.452 milhões de peixes (101 mil toneladas) em 2019 para 6.783 milhões em 2020 (136 mil toneladas)", segundo os dados da campanha de investigação IBERASO920 divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este índice de recrutamento pode ser utilizado na avaliação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) para o 'stock' ibérico da sardinha.

Em 18 de novembro, o Governo espanhol estimou que o recrutamento de sardinha nas águas de Portugal e Espanha deveria atingir 136 mil toneladas em 2020, nível apenas verificado no início do século, tendo por base dados da última campanha de avaliação.

Leia Também: Juvenis de sardinha em águas ibéricas com recorde dos últimos 15 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório