Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Linha de alta tensão em Ribeira de Pena teve estudos necessários, diz EDP

O projeto para o restabelecimento de uma linha de alta tensão em Ribeira de Pena, contestado por um abaixo-assinado por moradores, envolveu os "estudos de viabilidade necessários", disse hoje à Lusa fonte da EDP-Distribuição.  

Linha de alta tensão em Ribeira de Pena teve estudos necessários, diz EDP
Notícias ao Minuto

19:17 - 12/01/21 por Lusa

Economia EDP

Em resposta escrita, fonte oficial da EDP-Distribuição diz que "a melhor alternativa técnica foi a que foi submetida a licenciamento, dado ser necessário passar de uma margem para a outra da futura albufeira de Daivões".

A EDP sublinha que "procedeu aos estudos de viabilidade necessários para levar a cabo a respetiva modificação [da localização da linha, devido à construção da barragem de Daivões], tendo consultado e prestado as informações requeridas para o efeito".

"Importa referir que o projeto foi licenciado junto da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que seguiu os termos previstos pelo Regulamento de Licenças para Instalações Elétricas, designadamente no que respeita à consulta a diversas entidades envolvidas", assegura.

Esta linha de alta tensão, que atravessa três localidades no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, foi projetada e está a ser executada pela EDP-Distribuição, tratando-se de um serviço afetado do Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega.

"O acompanhamento da margem do rio, não é assim, uma solução viável", salienta ainda, em resposta a uma das soluções propostas num abaixo-assinado divulgado por moradores daquele concelho.

Segundo o abaixo-assinadoa que a agência Lusa teve acesso, esta linha de alta tensão será restabelecida "praticamente em cima das habitações que ali se construíram e se estão a construir".

Na segunda-feira, Celeste Gonçalves, uma das moradoras afetada pelo restabelecimento da linha de alta tensão, defendeu que esta [linha] podia ser deslocada para junto ao rio "onde não existe população" ao contrário do que está a ser projetado e que "afeta muitos moradores e vários loteamentos ainda em construção".

"Esta intervenção vai criar muitos transtornos, eventualmente até a nível de saúde, e desvalorizar habitações e terrenos agrícolas", realça.

Também na segunda-feira o deputado da Assembleia da República (AR) do PSD, eleito por Vila Real, Luís Ramos, realizou uma reunião com os moradores afetados pela linha de alta tensão e explicou à Lusa estar "perplexo" com a falta de informação às populações.

"Como é possível que seja feita uma reposição de linha de muita alta tensão desta forma sem que as populações sejam consultadas, sem que sejam informadas. As várias tentativas de contacto por parte das populações, e da Câmara de Ribeira de Pena junto da DGEG e Associação Portuguesa do Ambiente (APA) não têm tido nenhuma informação", apontava.

O deputado da AR acrescentava que o PSD ia fazer hoje um requerimento para "ouvir as populações, os seus representantes, e as várias instituições, como a APA, o DGEG ou eventualmente o próprio Ministério do Ambiente".

A intervenção para o estabelecimento da LN -- Aérea 60 kV, Fermil-Bragadas (modificação entre o ap. n.º 52 e o ap. n.º 57), cujo licenciamento é da responsabilidade da DGEG, está prevista no projeto do Complexo Hidroelétrico do Tâmega, do qual a albufeira de Daivões é parte integrante.

Ainda segundo o abaixo-assinado, após ter conhecimento da proposta para restabelecimento da linha de alta tensão, a população local demonstrou a sua preocupação junto das autoridades locais, e a Câmara de Ribeira de Pena opôs-se "negativamente à proposta apresentada".

"Sabemos que houve dois estudos, por parte da EDP-Distribuição, para o traçado da linha alta tensão de 60kV, Fermil-Bragadas, um aéreo e um outro soterrado. Sabemos que, a proposta da Câmara Municipal, passaria por soterrar a linha de alta tensão de 60kV, Fermil-Bragadas. A população de Fontes, Ruival e Friúme, tem como opção o soterramento ou o desvio para a margem do rio, deslocação mais abaixo sem ser no meio das habitações, da linha de alta tensão de 60 kV, Fermil-Bragadas", destacava ainda o documento.

Leia Também: PSI20 volta a fechar sessão em baixa em linha com praças europeias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório