Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Mar vai ser "importante elemento" num período "sensível", diz ministro

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, defendeu hoje que a área que tutela vai ser um "importante elemento" durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), num período "particularmente sensível" face às consequências da pandemia.

Mar vai ser "importante elemento" num período "sensível", diz ministro
Notícias ao Minuto

17:44 - 12/01/21 por Lusa

Economia UE/Presidência

"A presidência portuguesa [...] tem lugar num momento particularmente sensível, em que a pandemia e as consequências socioeconómicas representam um desafio sem precedentes", considerou o governante, que falava, por videochamada, na comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

Durante a sua intervenção, Ricardo Serrão Santos afirmou que o mar vai ser um "importante elemento" durante a presidência portuguesa, enquanto fonte de biodiversidade, o que vai também implicar uma maior participação da sociedade civil.

Entre as atividades previstas para este semestre, o ministro destacou as negociações de quotas e de capturas máximas autorizadas, a aprovação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pesca e Aquicultura, bem como realização de uma conferência sobre política marítima integrada.

No que se refere às pescas, o governante adiantou que o objetivo passa por trabalhar uma política comum "sólida", dando continuidade à sua implementação e financiamento, garantindo a gestão sustentável dos recursos.

Já no âmbito da política marítima integrada, Portugal quer ter uma agenda azul "forte e focada no investimento".

"As questões do mar e do oceano não são menores para a Comissão Europeia e não o serão também durante a presidência portuguesa", concluiu.

Portugal assumiu em 01 de janeiro a presidência do Conselho da UE, sucedendo à Alemanha.

Leia Também: Governo prepara nova linha de crédito de 20 milhões para pesca

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório