Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Pesca do cerco autorizada a descargas superiores a 20%

Os barcos da pesca do cerco voltam, a partir de quarta-feira, a poder descarregar outras espécies que não as espécies alvo, em quantidade superior a 20% em cada viagem, mas num limite de 20 viagens em cada ano.

Pesca do cerco autorizada a descargas superiores a 20%
Notícias ao Minuto

10:46 - 12/01/21 por Lusa

Economia Pesca

"Excecionalmente, até 20 viagens de pesca por ano, não é aplicável o disposto" no Regulamento da Pesca por Arte de Cerco, determina o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, numa portaria hoje publicada em Diário da República e que entra em vigor na quarta-feira.

Segundo o regulamento, a pesca com redes de cerco é dirigida à captura de sardinha, cavala, sarda, boga, biqueirão e carapau, e a captura acessória de espécies distintas só é permitida até ao limite de 20%, em peso vivo, calculado em função do total da captura das espécies alvo, por viagem.

A medida de exceção hoje publicada, para vigorar até 31 de dezembro, tem vindo a ser sucessivamente estabelecida desde 2016, para permitir a embarcações licenciadas para cerco descarregar, em cada viagem, num limite de 20 viagens em cada ano, outras espécies que não as espécies alvo, em quantidades superiores a 20%.

"Verifica-se que a exceção em causa não apresenta impacto sobre os recursos, nem sobre o esforço de pesca com arte de cerco já que se trata de capturas pontuais por parte de embarcações que desenvolvem as respetivas atividades e operações de pesca nos pesqueiros habituais", escreve na portaria a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Em média, acrescenta a governante, terão beneficiado deste regime, em cada ano, cerca de 15 embarcações num total aproximado de 100 descargas.

Comparando com o mesmo regime excecional publicado há um ano, para permitir a captura em 2020 de espécies acessórias nas pescarias de cerco, beneficiaram em 2019 daquele regime 12 embarcações num total de 100 descargas.

Leia Também: Armazém de pesca na Figueira da Foz totalmente destruído após incêndio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório