Meteorologia

  • 10 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Galp entra na exploração de lítio, após fechar acordo com Savannah

A empresa britânica explica que a Galp vai deter 10% do capital da sua subsidiária portuguesa que detém a concessão da Mina do Barroso por 6,4 milhões de dólares.

Galp entra na exploração de lítio, após fechar acordo com Savannah

A Galp Energia  firmou um acordo com a Savannah para entrar na atividade de exploração de lítio que tem em Portugal. O anúncio foi feito pela empresa britânica, esta terça-feira. 

A empresa britânica explica que a Galp vai deter 10% do capital da sua subsidiária portuguesa que detém a concessão da Mina do Barroso por 6,4 milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros), segundo um comunicado.

"Acreditamos que a reduzida pegada de carbono do concentrado de lítio da Mina do Barroso irá assegurar uma base estratégica para a transição energética da Europa para a mobilidade elétrica", sublinhou o presidente executivo da Savannah, David Archer, citado no comunicado.

Este anúncio acontece depois de em dezembro a Galp ter anunciado o encerramento da atividade de refinação em Leça da Palmeira. Porém, na altura o responsável pela refinaria da Galp de Matosinhos, José Silva, afirmou que a decisão de encerramento "está tomada e fechada" e que para o complexo não está previsto "nenhum projeto de refinação de lítio".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório