Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Há um novo (e mais seguro) modelo de carta de condução. Conheça-o aqui

O secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou que o novo documento, que inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR "dá maiores garantias de segurança, contribuindo para o combate à fraude".

Notícias ao Minuto

08:38 - 12/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia carta de condução

A Imprensa Nacional Casa da Moeda começou, na segunda-feira, a fabricar cartas de condução com um novo modelografismo e um código informático que a torna digital, sem ser preciso andar na carteira para a fiscalização pelas autoridades.

Na apresentação do documento, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou que o novo documento, que inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR "dá maiores garantias de segurança, contribuindo para o combate à fraude".

Esse código, legível pelas câmaras dos telemóveis, permitirá digitalizar o documento e tê-lo disponível sem o cartão propriamente dito. Na galeria, em cima, pode ver algumas imagens do novo modelo, divulgadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). 

O presidente do conselho de administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), Gonçalo Caseiro, disse à agência Lusa que o cartão inclui vários mecanismos de segurança mas nem todos podem ser tornados públicos, porque "o segredo ainda é a alma do negócio".

Um dos que é possível revelar e que está bem à vista no novo modelo de carta de condução é a impressão holográfica no canto inferior direito: "consoante o ângulo em que se olha para carta, ora se vê a fotografia [do titular] ou o número da carta e este é um dos elementos de segurança que torna praticamente impossível" uma reprodução que pareça, à vista desarmada, uma carta normal.

As cartas de condução, que existem em Portugal desde 1910, são fabricadas há 60 anos na Imprensa Nacional Casa da Moeda, uma empresa de capital público. 

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) poderá ainda este ano começar a fazer cartas de condução "na hora", um serviço virado principalmente para profissionais e para quem tenha perdido aquele documento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório