Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Wall Street fecha primeira semana de 2021 com recordes de índices

A bolsa nova-iorquina ignorou os maus números do emprego nos EUA e os seus principais índices fecharam em níveis inéditos a primeira semana de 2021, rica de acontecimentos e promessas na área da política.

Wall Street fecha primeira semana de 2021 com recordes de índices
Notícias ao Minuto

23:22 - 08/01/21 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average progrediu 0,18%, para os 31.097,97 pontos, um novo recorde depois do estabelecido na véspera.

Mais fortes foram as valorizações dos outros índices emblemáticos de Wall Street, com o tecnológico Nasdaq a avançar 1,03%, para as 13.201,98 unidades, e o alargado S&P 500 a ganhar 0,55%, para os 3.824,68 pontos, ambos também em máximos históricos.

No conjunto da semana, as subidas foram de 1,61% para o Dow Jones, de 2,43% para o Nasdaq e de 1,82% para o S&P500.

"A clareza na frente política manteve uma tendência positiva" no mercado, "apesar da violência inquietante no Capitólio", estimaram os analistas da Schwab.

Na quarta-feira, a eleição do democrata Joe Biden foi validade pelo Congresso, agora totalmente controlado pelo seu partido, depois de uma dupla vitória na eleição para o Senado realizada no Estado da Geórgia. Mas uma multidão de apoiantes de Donald Trump criaram uma situação de choque, ao invadir violentamente o Congresso, o que veio a resultar em cinco mortos.

Durante uma sessão volátil durante a manhã de hoje, a praça nova-iorquina esteve a digerir a descida inesperada do emprego, nos EUA, em dezembro.

A economia norte-americana perdeu emprego no mês passado pela primeira vez desde abril, atingida em cheio pela recrudescência de infeções com o novo coronavirus e pelas novas medidas de restrição de atividade.

Em dezembro, 140 mil empregos foram perdidos, bem diferente do que esperavam os analistas que, pelo contrário, apostavam na criação de 112 mil empregos.

A taxa de desemprego, por sua parte, permaneceu estável em relação a novembro, em 6,7%, conforme as expectativas, com 10,7 milhões de desempregados.

"Este relatório sobre o emprego em dezembro desiludiu, mas isso reforça provavelmente as expectativas de novas medidas de estímulo orçamental do novo governo", reagiram os analistas da Schwab.

Tanto assim que o presidente eleito, Joe Biden, anunciou, ao início da tarde, que na próxima semana ia apresentar "as bases do próximo pacote de ajuda económica".

Durante a apresentação dos últimos membros chave da sua equipa para a economia, Biden, a partir de Wilmington, no Estado do Delaware, disse que iam ser necessários "dezenas de milhares de milhões de dólares" para permitir que as autoridades locais e nacionais mantenham o emprego.

O otimismo dos investidores bolsistas é partilhado por vários economistas.

"Os números bem sombrios do emprego constituem um mau indicador para 2021, mas a recuperação do mercado de trabalho deve reforçar-se na primavera e no verão com as vacinas, que vão melhorar progressivamente a situação sanitária", previu a economista Lydia Boussour, da Oxford Economics. Prviu também que a economia crie seis milhões de emprego até ao verão.

Quanto às ações do dia, as da Boeing desvalorizaram 1,32%, depois de ter sido multada em 2,5 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros) por enganar as autoridades durante o processo de aprovação do 737 MAX.

Ao contrário, o título da companhia norte-americana de telecomunicações Acacia Communications valorizava 9,87%, depois de ter renunciado à sua fusão com a Cisco.

Mas a vedeta do dia foi outra vez a Tesla, que, depois de na quinta-feira ter passado pela primeira vez o limiar dos 800 dólares por ação, começou a aproximar-se dos 900 dólares. O título do construtor de viaturas elétricas topo de gama terminou em 880,02 dólares, no final de um dia em que registou a sua 11.ª subida consecutiva, hoje de 7,84%.

Esta trajetória exponencial colocou o seu presidente, Elon Musk, no lugar do homem mais rico do planeta, destronando Jeff Bezos, da Amazon.

A capitalização da Tesla, que ascende agora a 834 mil milhões de dólares, suplantou a do Facebook.

Leia Também: Bolsa de Lisboa contraria tendência europeia e cai 0,69%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório