Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Com o frio a 'apertar'... o que fazer para poupar na fatura da luz

A chegada do tempo frio traz uma subida nos gastos com eletricidade. Conheça algumas dicas para evitar pagar uma fatura mais 'pesada'.

Com o frio a 'apertar'... o que fazer para poupar na fatura da luz
Notícias ao Minuto

07:11 - 10/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia Fatura da luz

A última semana foi de muito frio e as temperaturas baixas, características desta altura do ano, prometem continuar. Numa altura em que os portugueses procuram maior conforto térmico, a conta da luz pode também aumentar. 

O Doutor Finanças dá algumas dicas que podem ajudar a poupar na conta da luz este inverno. Tome nota: 

1. Investir no isolamento térmico

"Apesar de representar um investimento financeiro inicial elevado, esta solução permite poupar a longo prazo na conta da luz. Para além disso, o certificado energético sobe de categoria, o que reduz o IMI e IMT a pagar na habitação."

2. Instalar um recuperador de calor

"Estes sistemas de aquecimento permitem concentrar de forma exponencial o calor. Desta maneira, a casa mantém-se quente por mais tempo e de forma homogénea."

3. Preferir o aquecedor a óleo

"À semelhança do recuperador, o aquecedor a óleo emite calor mais concentrado do que um ar condicionado ou ventilador. Embora precise algum tempo até emitir calor, uma vez quente aquece a divisão de forma homogénea."

4. Optar por eletrodomésticos de menor consumo

"Para quem está a pensar comprar um aquecedor ou trocar os que tem em casa, o ideal será escolher o que menos consome. Embora representem maior encargo no momento da compra, os eletrodomésticos com melhor classificação energética permitem maior poupança a médio e longo prazo."

5. Colocar temporizador nas tomadas

"Este aparelho permite regular o tempo de funcionamento dos aquecedores em casa. Se beneficia de um ciclo bi-horário, poderá programar o temporizador para ligar/desligar a tomada do aquecedor no período mais conveniente."

6. Aproveitar a exposição solar da casa

"Por vezes não tiramos total partido da orientação solar, comprometendo o seu conforto térmico. Devemos tentar manter os estores e cortinados abertos durante todo o período de exposição ao sol, de modo a aproveitar o calor."

7. Escolher uma decoração confortável

"Uma casa 'vestida' é sinónimo de maior conforto térmico, já que contribui para cortar a entrada de frio em casa. Aposte em tapetes grossos, passadeiras nos corredores, quadros nas paredes e mobiliário em madeira para potenciar o isolamento da habitação."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório