Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mau tempo: Total de 650 pescadores açorianos vai receber 350 euros cada

O Conselho Administrativo do FundoPesca decidiu hoje acionar a atribuição de um subsídio no valor de 350 euros, que vai abranger 650 pescadores açorianos, devido ao mau tempo que se tem feito sentir no arquipélago nos últimos dias.

Mau tempo: Total de 650 pescadores açorianos vai receber 350 euros cada
Notícias ao Minuto

15:42 - 07/01/21 por Lusa

Economia Açores

Horta, Açores, 07 jan 2021 (Lusa) - O Conselho Administrativo do FundoPesca decidiu hoje acionar a atribuição de um subsídio no valor de 350 euros, que vai abranger 650 pescadores açorianos, devido ao mau tempo que se tem feito sentir no arquipélago nos últimos dias.

Segundo a diretora regional das Pescas, Alexandra Guerreiro, a atribuição destas ajudas financeiras destina-se "aos trabalhadores em regime de exclusividade na pesca, das ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, São Miguel e Santa Maria", e resulta de um período de 15 dias de "inatividade das embarcações".

Segundo a responsável, a atribuição destas ajudas, correspondentes a metade do salário mínimo em vigor na região, deverá ocorrer nos próximos 15 dias.

A diretora regional das Pescas adiantou também que está prevista, para breve, uma reunião do Conselho Regional das Pescas, no sentido de serem revistos os critérios para a atribuição do FundoPesca que, alegadamente, não satisfazem todos os profissionais do setor.

"Já existem algumas propostas em cima da mesa", explicou Alexandra Guerreiro, adiantando que o Governo conta com a colaboração das associações ligadas ao setor para apresentarem propostas de alteração ao regime jurídico do FundoPesca, para que possam ser avaliadas e posteriormente aprovadas.

O Conselho Administrativo do FundoPesca reúne representantes dos departamentos do Governo que tutelam as Pescas, a Segurança Social e o Emprego, bem como representantes dos pescadores e dos armadores e também da empresa de lotas, Lotaçor.

O Fundopesca foi criado em 2002 com o objetivo de atribuir uma compensação salarial aos pescadores dos Açores em determinadas situações que os impeçam de exercer a sua atividade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório