Quase 3.700 trabalhadores ao abrigo do PREVPAP inscreveram-se na ADSE

Quase 3.700 trabalhadores integrados no Estado no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP) inscreveram-se na ADSE durante o período extraordinário que decorreu entre julho e dezembro, segundo a tutela.

ADSE

© Global Imagens

Lusa
06/01/2021 12:54 ‧ 06/01/2021 por Lusa

Economia

ADSE

 

"news_bold">"As inscrições extraordinárias totalizam 3.622", indicou hoje à Lusa fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

O gabinete da ministra Alexandra Leitão ressalva, no entanto que, "não sendo a fase final do PREVPAP centralizada", uma vez que cabe a cada área setorial acompanhar o processo após a abertura do concurso, o ministério não pode assegurar que "a integração de todos os trabalhadores tenha ocorrido durante o período excecional que terminou a 31 de dezembro".

"No entanto, os trabalhadores integrados que não tenham feito a inscrição na ADSE até ao final deste prazo terão oportunidade de o fazer através do regime geral, designadamente ao abrigo das alterações ao regime promovidas pelo Decreto-Lei que consagra o alargamento da ADSE a todos os trabalhadores de entidades públicas, independentemente do seu vínculo de trabalho", afirma a mesma fonte.

Em julho, o Governo abriu um período extraordinário de inscrições na ADSE (Instituto de Proteção e Assistência na Doença) para os novos trabalhadores públicos, no âmbito do PREVPAP, que terminou em 31 de dezembro de 2020.

O PREVPAP arrancou há três anos, em maio de 2017, com a entrega de cerca de 32 mil pedidos de trabalhadores precários que pretendiam regularizar a sua situação laboral.

Os pedidos são analisados pelas CAB das várias áreas governativas (formadas por representantes ministeriais, dos serviços e das associações sindicais), mas os pareceres das comissões carecem de homologação pelo Governo e só depois são abertos os concursos.

Esta última fase do programa de regularização dos precários estava inicialmente prevista para 2018.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas