Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Wall Street fecha em alta na expectativa dos resultados na Geórgia

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, recuperando parte do terreno perdido na segunda-feira, com os investidores suspensos dos resultados eleitorais no Estado da Geórgia que vão determinar quem controla o Senado dos EUA.

Wall Street fecha em alta na expectativa dos resultados na Geórgia
Notícias ao Minuto

23:05 - 05/01/21 por Lusa

Economia Eleições

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,55%, para os 30.391,60 pontos.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,95%, para as 12.818,96 unidades, e o alargado S&P500 ganhou 0,71%, para as 3.726,86.

Enquanto na véspera, por causa das incertezas sobre este sufrágio, o mercado acionista tinha tremido de forma severa com uma descida superior a 1,2% destes três índices, hoje estes recuperaram pelas mesmas razões.

Os investidores acompanharam com muita atenção o desenrolar da dupla eleição senatorial, um escrutínio-chave, "que vai determinar a orientação do Congresso", lembraram os analistas do Wells Fargo.

Se os dois candidatos democratas ganharem estes lugares do Estado da Geórgia no Senado, que têm sido ocupados por conservadores, o Partido Democrata, do presidente eleito Joe Biden, vai controlar ao mesmo tempo a Câmara dos Representantes e o Senado.

"O melhor comentário que se pode fazer é não prestar muita atenção" à interpretação dos investidores no dia de hoje, resumiu Gregori Volokhine, da Meeschaert Financial Services.

"Ou os investidores esperam uma vitória de pelo menos um republicano na Geórgia, e deduzem que isso é positivo para o mercado, porque haverá bloqueios políticos e não existirão subidas de impostos, ou veem uma vitória dos democratas, e aguardam mais estímulos [orçamentais], o que é também bom para o mercado", avançou.

Os resultados das eleições, que se anunciam cerrados, podem levar vários dias a serem apurados.

Dez dos 11 setores do S&P500 fecharam em alta, puxados pelo da energia, que progrediu 4,53%, depois de a cotação do petróleo ter subido após o acordo de redução da produção pela OPEP+. Os produtores acordaram uma redução da produção, para suportar os preços do barril.

Na frente económica, a evolução mostrada pelo índice da atividade industrial (ISM) nos EUA, em dezembro, acima do previsto, também apoiou o moral dos investidores. Este índice subiu 3,2 pontos percentuais em relação a dezembro, para os 60,7%, que é o seu nível mais alto desde 2020.

O título Boeing, ao terminar em alta de 4,37%, quase que recuperou as perdas sofridas na véspera.

Da mesma forma, também as petrolíferas recuperaram alguma cor, no seguimento da subida das cotações do petróleo, com a Chevron a valorizar 2,74% e a ExxonMobil 2,01%.

Depois de a entidade que gere a bolsa nova-iorquina ter voltado atrás, na noite de segunda-feira, na sua decisão de excluir da cotação três sociedades chinesas, os títulos destas dispararam, com a China Mobile a avançar 9,27%, a China Telecom 8,83% e a China Unicom 11,82%.

Leia Também: Wall Street sobe em dia de eleições para dois lugares no Senado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório