Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Reguladores chineses anunciam investigação antimonopólio ao grupo Alibaba

Os reguladores chineses anunciaram hoje uma investigação antimonopólio ao gigante do comércio eletrónico Alibaba, intensificando os esforços para aumentar o controlo sobre as indústrias de tecnologia em rápido crescimento da China.

Reguladores chineses anunciam investigação antimonopólio ao grupo Alibaba
Notícias ao Minuto

06:00 - 24/12/20 por Lusa

Economia Investigação

O comunicado não refere possíveis penalidades ou uma data para anunciar resultados da investigação.

As ações do Alibaba estavam a cair 8% a meio da sessão de hoje na bolsa de Hong Kong.

Os líderes chineses apontaram anteriormente que uma das prioridades para o próximo ano é intensificar a fiscalização antimonopólio.

O Alibaba e outros grupos dominantes no setor da internet que se estão a expandir para os setores finanças, saúde e outros negócios, parecem ser o alvo principal.

O fundador do Alibaba, Jack Ma, é o homem mais rico da China e uma das figuras mais conhecidas do país.

Os reguladores forçaram anteriormente a suspensão da entrada em bolsa do Ant Group, uma plataforma de finanças ?online' derivada do Alibaba, e que detém a carteira digital Alipay.

Um outro anúncio, difundido na quinta-feira, disse que funcionários do Ant foram convocados para reunir com os reguladores.

O Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico do mundo em volume total de vendas, e a Tencent, que detém o aplicativo Wechat, foram multadas, em meados deste mês, por não solicitarem a aprovação oficial antes de prosseguirem com algumas aquisições.

Em novembro, o Governo chinês divulgou propostas de regulamentação com o objetivo de prevenir comportamento anticompetitivo das empresas da Internet, como a assinatura de contratos de exclusividade e o uso de subsídios para aniquilar a concorrência.

Jack Ma fundou o gigante do comércio eletrónico Alibaba em 1999. O Alipay foi introduzido como método de pagamento, para aumentar a confiança dos utilizadores na plataforma.

Ma foi convocado pelos reguladores, em novembro passado, poucos dias depois de ter afirmado que os regulamentos financeiros estão desatualizados, referindo-se aos acordos de supervisão bancária de Basileia como obra de um "clube de velhos". Ao mesmo tempo, questionou se o sistema financeiro chinês se deve submeter a esses regulamentos.

"Os acordos de Basileia são usados para tratar as doenças de um sistema bancário envelhecido, são remédios para idosos (...), mas o sistema bancário chinês é jovem", disse, citado pela imprensa local.

O empresário defendeu que a China precisa de canais de financiamento alternativos, além dos grandes bancos estatais, fortemente dominantes no país.

"Os grandes bancos são como rios, mas precisamos de lagoas, riachos e canais no sistema. Sem eles, vai haver sempre enchentes ou secas", descreveu.

Leia Também: Covid-19: Pandemia já matou 1.718.209 pessoas no mundo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório