Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Oferta de autocarros no Grande Porto diminui durante as férias escolares

Os autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) circulam a partir de hoje com horários de "Férias Escolares", que se traduzem na diminuição da oferta até ao final do ano e suspensão de reforços em 14 linhas.

Oferta de autocarros no Grande Porto diminui durante as férias escolares
Notícias ao Minuto

12:17 - 21/12/20 por Lusa

Economia Transportes

Em comunicado, a STCP adianta que os horários especiais de "Férias Escolares" vigoram até 31 de dezembro, durante a semana, sendo que, aos fins de semana, se mantém a redução da oferta da rede de autocarros a partir das 13:00 e a supressão das linhas de elétrico.

Até ao fim de dezembro, vai haver também uma suspensão dos reforços transitórios em 14 linhas de autocarro, oito das quais no Porto e seis nos percursos fora daquela cidade.

A empresa voltará a operar com o habitual horário no dia 04 de janeiro, aquando do recomeço das aulas, estando prevista uma oferta "na ordem dos 105", ao incluir os reforços transitórios, destaca a STCP.

Quanto aos horários a praticar nos feriados de Natal e de Ano Novo, bem como nas respetivas vésperas, a STCP assegura que os divulgará "brevemente".

Também em comunicado, a STCP divulgou hoje que, para "melhorar o serviço" e "responder às necessidades dos clientes", o serviço combinado com a Valpi nas linhas 700 e V94, no concelho de Valongo, foi aumentado em cerca de um quilómetro e conta agora com mais duas paragens em cada sentido.

No final de novembro, a STCP anunciou a redução em cerca de 10% da oferta a partir das 13:00 de sábados, domingos e feriados, após uma quebra de 70% na procura ao fim de semana face ao Estado de Emergência.

Este ajuste na rede foi definido pela STCP juntamente com a Área Metropolitana do Porto (AMP), tendo em consideração "não só as medidas em vigor na região impostas pelo Estado de Emergência, mas também os reduzidos níveis de procura verificados nos fins de semana anteriores, nos períodos após as 13:00", esclareceu.

Em resposta à agência Lusa a 12 de novembro, fonte da empresa explicou que, desde a segunda semana de outubro -em que a STCP atingiu o número"máximo" diário passageiros transportados desde o desconfinamento (200 mil) -, a procura tem vindo tendencialmente a diminuir.

"Evidencia-se uma tendência de diminuição de procura e, na última semana do mês, regista-se uma descida na procura média diária de 7%", referiu a STCP, adiantando que os dados mais recentes da primeira semana de novembro indicam que se mantém a tendência de descida.

A procura na primeira semana de novembro representa 61% quando comparada com o período homólogo, traduzindo-se numa média de 167 mil passageiros por dia útil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório