Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Preços na produção industrial caem 4,7% em novembro, revela o INE

Os preços na produção industrial caíram 4,7% em novembro, face ao mesmo mês do ano passado, depois de a taxa de variação homóloga daquele índice se ter fixado em -4,6% em outubro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Preços na produção industrial caem 4,7% em novembro, revela o INE
Notícias ao Minuto

11:52 - 21/12/20 por Lusa

Economia INE

De acordo com o INE, a “taxa de variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) situou-se em -4,7% em novembro (-4,6% no mês anterior)”.

O agrupamento de Energia contribuiu para a diminuição de 4,1 pontos percentuais do índice total, o contributo mais relevante, resultado da diminuição de 20% daquele segmento (redução de 18,5% em outubro).

Assim, excluindo a Energia, a redução dos preços na produção industrial foi -0,7%, menos intensa em 0,3 pontos percentuais do que a registada em outubro.

Já a secção das Indústrias Transformadoras registou um decréscimo de 5,2% (-4,6% no mês anterior), com o contributo desta secção para a variação do índice agregado a situar-se em -4,7 pontos percentuais.

Quando comparados com o mês anterior, os preços na produção industrial sofreram uma contração de 0,5% em novembro, uma variação igual à registada no mesmo período de 2019.

Em termos de variação mensal, o agrupamento de Energia diminuiu 2,7% (variação de -0,9% em novembro do ano anterior) e a secção das Indústrias Transformadoras apresentou uma redução de 0,7% (variação de -0,1% no mesmo período de 2019) e um contributo de -0,7 pontos percentuais para a variação do índice total.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório