Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

China suspendeu restrições a investimento estrangeiro no setor energético

O Governo chinês assegurou hoje, num documento oficial, que levantou as restrições à entrada de investimento estrangeiro nos principais setores da energia, incluindo carvão, petróleo, gás e eletricidade, embora tenha excluindo o nuclear.

China suspendeu restrições a investimento estrangeiro no setor energético
Notícias ao Minuto

11:35 - 21/12/20 por Lusa

Economia China

O documento, publicado hoje pelo Conselho de Estado chinês e intitulado "Energia na Nova Era da China", também garante que as restrições foram levantadas no setor da energia renovável, apontando como exemplo a fábrica, em Xangai, do fabricante norte-americano de carros elétricos Tesla.

"A China está comprometida com um mercado de energia global estável e está a abrir os seus setores de energia ao resto do mundo. Facilitou muito o acesso ao mercado de investimento estrangeiro e construiu (...) um ambiente de negócios com base no respeito pelo Estado de direito e facilitação do livre comércio e investimentos", lê-se no documento.

De acordo com o Conselho de Estado, empresas multinacionais de energia como a ExxonMobil ou a BP estão a "expandir os seus investimentos na China de forma constante".

Desde o estabelecimento, em 2018, de uma "lista negativa", que especifica os setores onde o capital estrangeiro é interditado, estes limites foram reduzidos ou eliminados em atividades como a construção, operação de redes elétricas ou a exploração e aproveitamento de petróleo bruto e gás natural.

O documento também menciona objetivos de sustentabilidade, destacando que o consumo de energia por unidade do PIB caiu 24,4%, desde 2012, e que a participação do carvão no consumo total de energia caiu 10,8%, desde aquele ano, embora continue a ser a principal fonte de energia da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório