Morte anunciada do Windows XP não fragiliza rede Multibanco

O fim sistema operativo Windows XP, que está presente em 95% dos ATM do Mundo, não “põe em causa a segurança” das ATM portuguesas porque, explica hoje fonte da SIBS ao Jornal de Negócios, Portugal tem um sistema próprio e diferente que garantirá a segurança das operações realizadas.

--

©

Notícias Ao Minuto
27/01/2014 09:12 ‧ 27/01/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

ATM

A Microsoft está a recomendar a migração para versões mais recentes do seu sistema operativo, avisando que a partir de Abril vai cancelar o suporte ao sistema operativo Windows XP que está presente em 95% das ATM do Mundo.

Porém, “o sistema operativo dos ATM da rede Multibanco é simplificado, a rede é fechada e a comunicação encriptada”, pelo que, garante ao Jornal de Negócios fonte da SIBS (empresa que gera a rede Multibanco), não será afetada.

“Nos casos mais específicos como ATM, POS, equipamentos fabris ou outros, a maior parte dos dispositivos são fabricados com o Windows XP Embedded pré-instalado e esta versão tem um ciclo de vida independente e o seu suporte só vai terminar no dia 12 de janeiro de 2016”, esclarece a diretora do negócio Windows na Microsoft Portugal, Rita Santos, ao Jornal de Negócios.

Pelo que, acrescenta fonte oficial da gestora da rede Multibanco, “o fim do suporte técnico ao Windows XP não terá qualquer impacto na Rede de ATM Multibanco, nem põe em causa a sua segurança”.

Saliente-se que, a Microsoft avisou os seus clientes de que a não migração para versões mais recentes do Windows, como o 7 ou o 8, torna as máquinas mais suscetíveis a ataques informáticos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas