Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Pão poderá custar mais em 2021 com aumento do SMN e do preço da farinha

O pão poderá ficar mais caro em 2021, refletindo o aumento do custo da matéria-prima e a subida do salário mínimo, perspetivou a indústria da panificação, ressalvando que o peso e preço deste produto são livres.

Pão poderá custar mais em 2021 com aumento do SMN e do preço da farinha
Notícias ao Minuto

07:42 - 16/12/20 por Lusa

Economia Preços

"Olhando para a situação económica e financeira do país, na medida que se fala no aumento do salário mínimo nacional para 2021 e no aumento gradual do preço das matérias-primas, podemos perspetivar que isso será refletido no preço do pão", adiantou a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), em resposta à Lusa.

No entanto, a ACIP ressalvou que cabe a cada empresa tomar esta decisão, tendo em conta que "o preço e o peso do pão são livres", acrescentando que a pandemia forçou as empresas do setor a otimizar os seus processos para terem produções mais eficientes e com menos desperdício.

A associação considerou ainda que o setor tem demonstrado resiliência face a pandemia, apresentando "baixas taxas de despedimento e de recurso ao 'lay-off', ressalvando que a crise económica vai levar à "queda de receitas e rentabilidade", ao agravamento da concorrência, bem como a uma maior "sensibilidade dos clientes aos preços e uma forte queda na procura" por parte da hotelaria.

Para a época do Natal, a associação espera uma quebra da faturação em linha com o que se tem vindo a verificar nos últimos meses.

Perante este cenário, padarias e pastelarias começaram a diversificar oferta, apresentando "bolos e sobremesas de tamanho mais reduzido" para ceias com menos pessoas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório