Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Wall Street fecha em alta e com um novo recorde do Nasdaq

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta clara, inclusive com recorde do Nasdaq, graças à perspetiva de um acordo no Congresso sobre um plano de apoios económicos às famílias e empresas.

Wall Street fecha em alta e com um novo recorde do Nasdaq
Notícias ao Minuto

23:18 - 15/12/20 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average progrediu 1,13%, para os 30.199,31 pontos, e o tecnológico Nasdaq ganhou 1,25%, para umas inéditas 12.595,06 unidades, mais 12 do que as do máximo anterior, estabelecido em 08 de dezembro.

Mas os maiores ganhos do dia foram os do alargado S&P500, que avançou 1,29%, para os 3.694,62 pontos.

Ao fim de quatro sessões consecutivas com alguma debilidade, Wall Street voltou às subidas fortes, com a confiança dos investidores a aumentar à medida que avança a vacinação contra o novo coronavirus e se consolida a perspetiva de um acordo no Congresso para uma ajuda económica às famílias e empresas norte-americanas.

Os investidores "continuam a ter esperança quanto à conclusão de um acordo pós-Brexit" entre o Reino Unido e a Comissão Europeia, bem como "sobre um plano de apoio económico nos EUA", sublinharam os analistas da Schwab.

Um grupo de congressistas democratas e republicanos propôs um projeto de lei com ajudas no montante de 748 mil milhões de dólares (615 mil milhões de euros), menos que a proposta anterior, mas que evita alguns pontos de tensão relacionados com governos locais e proteção jurídica das empresas.

Já quanto aos indicadores, dois mostraram que a atividade industrial dos EUA está a marcar passo.

Foi o caso do da região muito industrializada de Nova Iorque, onde o índice atividade industrial Empire State só avançou 4,9 pontos em dezembro, depois de 6,3 no mês anterior.

Foi também o caso do da produção industrial que, em novembro no conjunto do país, avançou apenas 0,4%, depois de 0,9% em outubro.

Os investidores estiveram também atentos à Reserva Federal, cujo comité de política monetária começou hoje a sua última reunião de 2020.

O banco central vai divulgar previsões económicas na quarta-feira.

Entre os títulos do dia, a Apple concluiu em forte alta, de 5,01%, depois de circularem informações de que o fabricante de iphones tencionava aumentar acentuadamente a sua produção no primeiro semestre de 2021.

As recém-chegadas à bolsa mantiveram ou reforçaram os ganhos subsequentes à introdução -- a Airbnb perdeu 4,00% e a DoorDash recuou 0,81% --, com os investidores a prepararem-se para a chegada da Wish, uma plataforma de vendas em linha que pretende ser a Amazon do 'discount'.

Nas farmacêuticas, a Pfizer perdeu terreno (-1,25%), apesar do início da vacinação contra o novocoronavirus nos EUA com a sua vacina.

Já o título da rival Moderna recuou ainda mais (-5,06%), enquanto espera a autorização para começar a distribuição nos EUA, enquanto espera começar no Canadá até ao final deste mês, como indicou hoje o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Os títulos das transportadoras aéreas recuperaram algum vigor, uma vez que podem estar entre as empresas que vão beneficiar de uma nova ajuda governamental nos EUA, para amenizarem as consequências da queda de atividade, devida à pandemia. Assim, a American Airlines terminou em alta de 1,86% e a United Airlines de 1,58%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório