Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Alojamento de sem-abrigo. Protocolos assinados abrangem 291 pessoas

Os protocolos foram assinados entre o Instituto da Segurança Social e as associações responsáveis pela implementação dos projetos, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

Alojamento de sem-abrigo. Protocolos assinados abrangem 291 pessoas
Notícias ao Minuto

14:30 - 15/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Sem-abrigo

O Governo assinou, desde novembro, 17 protocolos para financiar soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo. Estes protocolos abrangeram 291 pessoas e implicam um investimento anual de cerca de 810 mil euros, anunciou o Ministério do Trabalho, esta terça-feira. 

Os protocolos foram assinados entre o Instituto da Segurança Social e as associações responsáveis pela implementação dos projetos, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, participou nas cerimónias de Lisboa, Porto e Setúbal, e sublinhou que a "assinatura destes protocolos permite que estas pessoas possam retomar alguma da sua autonomia, fazendo parte de uma estratégia integrada de intervenção que tem sido desenvolvida junto desta população", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Esta terça-feira foram assinados em Setúbal dois protocolos. Um deles, com a Cáritas Diocesana de Setúbal, para financiamento de projetos Housing First, que abrange 20 pessoas e o outro, com a Associação NOS, do Barreiro, para apartamentos partilhados, e que abrange 11 pessoas.

No dia 14 de dezembro foram assinados outros oito protocolos. Em Cascais, um desses protocolos foi assinado com a Associação Gaivotas da Torre, e abrange 30 pessoas em situação de sem-abrigo para projetos de Housing First. 

Na Área Metropolitana do Porto foram assinados três protocolos: um de Housing First com a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), em Vila Nova de Gaia, e os outros dois relativos a apartamentos partilhados, com a Cruz Vermelha Portuguesa de Vila Nova de Gaia e com a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos. No total, serão abrangidas 35 pessoas.

No Algarve foram assinados três protocolos relativos a soluções de apartamentos partilhados, com as associações G.A.T.O. de Loulé e MAPS de Portimão e de Faro. Foi ainda assinado um protocolo de Housing First com a associação G.A.T.O de Loulé. No total, são abrangidas 30 pessoas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório