Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Banco de Portugal mantém previsão de queda de 8,1% do PIB em 2020

O Banco de Portugal (BdP) manteve hoje as previsões para a economia portuguesa em 2020, antecipando uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,1%, de acordo com o Boletim Económico hoje divulgado.

Banco de Portugal mantém previsão de queda de 8,1% do PIB em 2020
Notícias ao Minuto

16:18 - 14/12/20 por Lusa

Economia Covid-19

Aprojeções mantêm a estimativa para o PIB de 2020 divulgada em outubro, devido à conjugação de dois fatores de sentido oposto: a recuperação no terceiro trimestre foi superior ao antecipado, mas a evolução da pandemia e das medidas de contenção levaram à revisão em baixa da atividade no quarto trimestre, refere o BdP.

As previsões do banco central são assim mais otimistas do que as do Governo, que apontou para uma quebra de 8,5% da economia nacional este ano, nas projeções divulgadas aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021.

A previsão mais pessimista continua a ser a do Fundo Monetário Internacional (FMI), que espera uma contração de 10% do PIB nacional, seguindo-se as da Comissão Europeia (CE) e Conselho das Finanças Públicas (CFP), nos 9,3%, com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) a apontar para os 8,4%.

"No primeiro semestre de 2020, a atividade diminuiu 17,3%, em termos acumulados, face ao final de 2019. No terceiro trimestre, após o gradual levantamento das medidas de contenção, assistiu-se a uma recuperação rápida e acentuada da atividade, com um crescimento do PIB de 13,3% face ao trimestre anterior", recorda o Banco de Portugal na introdução do seu boletim económico.

No entanto, a trajetória de recuperação "superior à antecipada" pelo banco central, foi depois "invertida no quarto trimestre com a implementação de novas medidas de contenção em Portugal e nos principais parceiros comerciais".

"Em 2020, a economia portuguesa apresenta necessidades líquidas de financiamento face ao exterior. A deterioração da balança corrente e de capital decorre da evolução da balança de bens e serviços e, em particular, da redução do excedente dos serviços relacionados com o turismo", aponta ainda o BdP.

O Banco de Portugal aponta ainda que "o consumo privado, principal componente da procura, cairá 6,8% em 2020", recordando também que "no primeiro semestre de 2020 as famílias reduziram de forma significativa as suas despesas".

"Com o levantamento gradual das restrições, o consumo privado aumentou 12,8% em cadeia no terceiro trimestre. As compras de bens duradouros recuperaram mais rapidamente (ultrapassando o nível pré-crise), enquanto nos serviços a melhoria foi mais lenta. No quarto trimestre a recuperação do consumo privado foi invertida, estimando-se uma redução em cadeia bastante inferior à registada no segundo trimestre", de acordo com o Boletim Económico do BdP.

Em 2020 o Banco de Portugal estima ainda uma redução da formação bruta de capital fixo (FBCF, rubrica de investimento) de 2,8%, tendo sido "inferior à observada em anteriores recessões", e "comparativamente à generalidade dos países europeus, a FBCF caiu menos em Portugal refletindo o crescimento do setor da construção".

Se o investimento residencial se manterá "resiliente ao longo do horizonte" e o investimento público "deverá manter um crescimento dinâmico" ao beneficiar dos fundos europeus, "o investimento privado reduz-se em 2020, refletindo a evolução da componente empresarial", recuperando ao longo dos anos projetados.

Assim, este ano o consumo privado reduz-se 6,8%, o público aumenta 0,4%, a procura interna diminui 5,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório