Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Estado ficará com 90 e muitos por cento" da TAP, diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas admite uma diluição das posições dos restantes acionistas.

"Estado ficará com 90 e muitos por cento" da TAP, diz Pedro Nuno Santos
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia TAP

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, admitiu, esta segunda-feira, em entrevista ao Jornal de Negócios, que haverá uma diluição das posições dos restantes acionistas, com o Estado a ficar com "90 e muitos por cento" da TAP.

Adiantou ainda o governante que acompanhia aérea devolverá ao Estado 30 milhões de euros em 2025, estando dependente das negociações com Bruxelas qual a fatia do empréstimo de 1,2 mil milhões será convertido em capital.

O ministro das Infraestruturas disse, no domingo, que o Governo pode avaliar a proposta de cortes salariais que os pilotos da TAP apresentaram, para evitar mais despedimentos, e que é similar às condições aplicadas na Lufthansa.

O Governo entregou à Comissão Europeia (CE) a proposta inicial do plano de restruturação da TAP, que prevê para o próximo ano um auxílio do Estado de 970 milhões de euros, anunciou o executivo.

De acordo com um comunicado conjunto dos ministérios das Infraestruturas e da Habitação e das Finanças, "foi entregue hoje [quinta-feira] à Comissão Europeia uma proposta inicial do plano de reestruturação da TAP, ao abrigo da Diretiva Europeia que regulamenta os auxílios de Estado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório