Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Comissão de Trabalhadores da RTP solidária com congéneres da TAP

A Comissão de Trabalhadores da RTP expressou hoje solidariedade para com os congéneres da TAP, empresa cujo plano de reestruturação foi hoje apresentado e que prevê o despedimento de até 2.000 pessoas.

Comissão de Trabalhadores da RTP solidária com congéneres da TAP
Notícias ao Minuto

16:56 - 11/12/20 por Lusa

Economia TAP

"A Comissão de Trabalhadores da RTP declara a sua solidariedade incondicional com os trabalhadores da TAP, perante as ameaças que pendem sobre o futuro de todos", pode ler-se numa mensagem direcionada à Comissão de Trabalhadores da TAP a que a Lusa teve acesso.

A estrutura representativa dos trabalhadores da estação pública de rádio e televisão tem "acompanhado com simpatia" os protestos dos trabalhadores da TAP "contra as ameaças da eliminação de postos de trabalho, mesmo quando elas vêm acompanhadas com o eufemismo das 'rescisões por mútuo acordo'".

"Bem sabemos quantas pressões, chantagens e ameaças se encontram sempre por trás desse vocabulário assético", vinca a Comissão de Trabalhadores da RTP na mensagem hoje divulgada.

A estrutura da RTP defende ainda que, se "em tempo de vacas gordas, o Estado foi responsável por entregar a TAP a aventureiros da especulação financeira internacional, é o Estado que agora tem de responsabilizar-se pelo futuro da empresa".

Essa responsabilização, segundo o documento hoje conhecido, deve acontecer "não só com injeções de capital para um poço sem fundo, mas também chamando a si a propriedade e a gestão da transportadora aérea de bandeira".

A estrutura da RTP advoga que "o plano anunciado de 'redução de postos de trabalho' é o contrário do que deve ser feito", uma vez que no seu entendimento "os trabalhadores que hoje fossem descartados iriam amanhã fazer falta à TAP e seriam certamente substituídos por uma nova geração precarizada".

"Mas os trabalhadores não são descartáveis. Por si próprios e pelo futuro da indústria, certamente não se deixarão descartar. Na luta que empreenderem contra esse plano sinistro, contarão com todo o nosso apoio", conclui a mensagem da Comissão de Trabalhadores da RTP.

O Governo entregou à Comissão Europeia (CE) a proposta inicial do plano de restruturação da TAP, que prevê para o próximo ano um auxílio do Estado de 970 milhões de euros, anunciou o executivo.

De acordo com um comunicado conjunto dos ministérios das Infraestruturas e da Habitação e das Finanças, "foi entregue hoje [quinta-feira] à Comissão Europeia uma proposta inicial do plano de reestruturação da TAP, ao abrigo da Diretiva Europeia que regulamenta os auxílios de Estado".

O Governo apresentou hoje o plano de reestruturação da TAP, que contempla um máximo de 2.000 despedimentos e cortes nos salários superiores a 900 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório