Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Período experimental. E se o empregador quiser cessar o contrato?

Saiba também em que consiste o período experimental nos contratos de trabalho.

Período experimental. E se o empregador quiser cessar o contrato?
Notícias ao Minuto

07:14 - 13/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Contrato

O que acontece se o empregador quiser cessar o contrato de trabalho durante o período experimental? Tem de avisar o trabalhador? Sim, de acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), mas há condições. 

Antes de mais, importa lembrar que o "período experimental corresponde ao tempo inicial de execução do contrato de trabalho, durante o qual as partes apreciam o interesse na sua manutenção. No decurso do período experimental, as partes devem agir de modo que possam apreciar o interesse na manutenção do contrato de trabalho", de acordo com o Código do Trabalho. 

Além disso, durante o período experimental, salvo acordo escrito em contrário, "qualquer das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio e invocação de justa causa, nem direito a indemnização".

Mas há exceções, que são as seguintes: tendo o período experimental durado mais de 60 dias, a denúncia do contrato por parte do empregador depende de aviso prévio de sete dias; tendo o período experimental durado mais de 120 dias, a denúncia do contrato por parte do empregador depende de aviso prévio de 15 dias.

E se não for cumprido? "O não cumprimento, total ou parcial do período de aviso prévio previsto" determina o "pagamento da retribuição correspondente ao aviso prévio em falta", segundo a ACT. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório