Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sonae refinancia 150 milhões com condições indexadas ao desempenho

A Sonae anunciou hoje o refinanciamento de 150 milhões de euros com condições vinculadas ao desempenho do grupo na promoção da presença de mais mulheres em posições de liderança e na redução das emissões de CO2.

Sonae refinancia 150 milhões com condições indexadas ao desempenho
Notícias ao Minuto

17:20 - 10/12/20 por Lusa

Economia Financiamento

Em comunicado, a Sonae refere que "concretizou um conjunto de operações de refinanciamento indexadas ao desempenho do grupo em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), certificados por uma entidade externa independente, no montante de 150 milhões de euros".

"Estes financiamentos de natureza ESG, com indicadores de igualdade de género, são pioneiros a nível europeu", refere o grupo, adiantando que estas operações "incluem objetivos específicos em termos ambientais e sociais, estando parte do 'spread' agora indexado ao desempenho da Sonae na promoção da presença de mais mulheres em cargos diretivos e na redução das emissões de CO2".

Destaque para a primeira emissão obrigacionista ESG-linked, de 50 milhões de euros, que "foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI", refere o banco, num outro comunicado.

"Trata-se de uma das primeiras operações de natureza ESG na Europa e a primeira na Península Ibérica associada a indicadores de performance específicos para a liderança no feminino", adianta o grupo liderado por Cláudia Azevedo.

"A Sonae e o BPI, que integra o Grupo CaixaBank, lançaram uma emissão de obrigações com certificação ESG (Environmental, Social and Governance), em que uma parte da margem do financiamento se encontra indexada ao desempenho da Sonae em dois indicadores ESG: a promoção da presença de mais mulheres em cargos de direção e a redução das emissões de gases com efeito de estufa", reforça a instituição financeira.

"O BPI, enquanto organizador e subscritor desta emissão, reforça o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade", acrescenta, salientando ainda que a Sonaw "refinanciou, ainda, dois empréstimos concedidos pelo CaixaBank, num montante total de 100 milhões de euros, e converteu-os em créditos sustentáveis, incorporando os mesmos indicadores ESG utilizados na operação de 50 milhões de euros agora anunciada", adianta o banco.

Por sua vez, a Sonae salienta que estas operações permitiram continuar a reforçar a posição de liquidez do grupo e aumentar a maturidade média da sua dívida.

"Desde o início do ano já foram refinanciados mais de 830 milhões de euros em empréstimos de longo prazo", salienta a dona da cadeia de hipermercados Continente.

"Na Sonae, estamos seriamente comprometidos em criar valor social e ambiental, para além de valor económico. Sempre acreditámos que estes objetivos não eram incompatíveis. Incorporar metas que promovem a igualdade de género e a neutralidade carbónica na gestão financeira do grupo é mais uma forma de reforçar o nosso compromisso em prol de um futuro mais igualitário e ecológico", afirma o administrador financeiro (CFO) da Sonae, João Dolores, citado no comunicado.

Recentemente, a Sonae anunciou a revisão do seu Plano para a Igualdade de Género, "com metas mais ambiciosas para a liderança no feminino, bem como o compromisso da neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes da meta definida pela União Europeia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório