Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mota-Engil convoca AG para autorizar administração a aumentar capital

A Mota-Engil convocou uma assembleia-geral de acionistas para 07 de janeiro, para votar uma alteração ao contrato social, que prevê autorizar o Conselho de Administração deliberar aumentar o capital até 100 milhões de euros.

Mota-Engil convoca AG para autorizar administração a aumentar capital
Notícias ao Minuto

19:35 - 03/12/20 por Lusa

Economia Mota-Engil

"São convocados os senhores acionistas e os representantes comuns dos obrigacionistas da Mota-Engil, SGPS, S.A., sociedade aberta, para se reunirem em assembleia-geral extraordinária, em primeira convocação, no dia 07 de janeiro de 2021", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A reunião, a realizar no Porto, terá como ponto único a votação da alteração parcial do contrato social, através de um novo artigo, denominado Sexto-A, proposta pela acionista Mota Gestão e Participações (MGP).

Segundo a informação enviada à CMVM, este novo artigo autoriza o Conselho de Administração a deliberar um aumento de capital social com montante máximo de 100 milhões de euros, uma operação que decorre do acordo de parceria estratégica e de investimento com a China Communications Construction Company (CCCC), que esta semana adquiriu ações da empresa.

"Após este aumento do capital social, será imputável à MGP uma participação de cerca de 40% do capital social da Mota-Engil, sinal de total empenho e alinhamento com a sua posição histórica no grupo, e o novo acionista atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%", referia a empresa num comunicado ao mercado em 27 de agosto.

Na passada sexta feira, 27 de novembro, a a Mota-Engil anunciou ter concluído o acordo de parceria estratégica e de investimento com a CCCC para a entrada do novo acionista no capital do grupo, que se traduziu na compra de 55 milhões de ações (cerca de 23%) ao preço de 3,08 euros por ação", num investimento de 169,4 milhões de euros.

No aumento de capital, o grupo chinês reforçará a sua participação acima dos 30%.

A deliberação do aumento carece, previamente, de um parecer favorável do Conselho Fiscal da construtora.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Mota-Engil cederam 0,57% para 1,41 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório