Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Moody's aponta perspetiva estável para o setor retalhista europeu

A agência de notação financeira Moody's apontou hoje uma perspetiva estável para o setor de retalho europeu em 2021, prevendo uma recuperação dos níveis de vendas e lucro, que deverão contudo manter-se em níveis abaixo de 2019.

Moody's aponta perspetiva estável para o setor retalhista europeu
Notícias ao Minuto

15:21 - 02/12/20 por Lusa

Economia Covid-19

"A perspetiva para o setor europeu de retalho é estável para 2021, com os efeitos da retoma da procura a serem balanceados por uma diluição das margens decorrente do aumento das vendas 'online' ao longo dos próximos 12 a 18 meses", lê-se numa nota de análise divulgada hoje pelo Serviço de Investidores da Moody's.

Citado no relatório, o vice-presidente e analista sénior do Serviço de Investidores da Moody's explica que a perspetiva para o setor retalhista na Europa no próximo ano "se alinha com as expectativas de uma recuperação continuada do volume de vendas e do lucro do setor, embora estes indicadores vão continuar abaixo dos níveis de 2019".

"Neste contexto -- acrescenta Francesco Bozzano - a recuperação será muito mais lenta para os retalhistas expostos a setores como o turismo e as viagens".

Segundo a Moody's, "questões relacionadas com a saúde pública e a segurança decorrentes da pandemia de covid-19, assim como as desigualdades crescentes, as tendência demográficas e outros desafios sociais terão também substanciais implicações ao nível do crédito no setor no próximo ano".

Paralelamente, a agência refere que "as tendências de digitalização irão acelerar mudanças no retalho": "A crescente quota das vendas 'online' canibaliza as vendas das lojas físicas, diluindo as margens destes retalhistas. Adicionalmente, a digitalização das lojas, do 'marketing' e das iniciativas de venda vai implicar custos adicionais antes de se traduzir em efetivas melhorias de eficiência para as empresas", nota.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório