Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Nigéria pode ser o 1º. país africano a emitir dívida com taxas negativas

A Nigéria pode tornar-se o primeiro país africano a lançar dívida com taxas de juro negativas, tendo emitido o equivalente a 284 milhões de dólares (235 milhões de euros) com uma taxa de juro de 0,15%.

Nigéria pode ser o 1º. país africano a emitir dívida com taxas negativas
Notícias ao Minuto

14:22 - 02/12/20 por Lusa

Economia Nigéria

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, as baixas taxas de juro surgem porque os clientes locais não têm grandes alternativas de investimento no mercado interno e precisam de escoar a liquidez.

"Não é porque querem lá colocar o dinheiro", confirmou o gestor de portefólios Rotimi Ashimi, da nigeriana Rusumo Fund Managers, à Bloomberg, explicando que os fundos de pensões, por exemplo, têm regras de funcionamento que obrigam a que a grande maioria das suas verbas seja aplicada em fundos ligados ao Governo, nomeadamente em Títulos do Tesouro, que agora têm a menor taxa de retorno desde que a Bloomberg começou a compilar os dados, em 2008.

Com uma inflação anual de cerca de 14,2%, estes investimentos já estão, na prática, com taxas negativas, o que significa que os investidores perdem dinheiro tendo em conta a subida dos preços.

A Zâmbia e o Gana, por exemplo, fizeram emissões de títulos do tesouro com taxas de 7%, enquanto o Quénia pagou mais de 3% e a África do Sul ficou nos 0,75%, nota a Bloomberg.

As baixas taxas de juro nos mercados internos contrastam com o elevado custo de emitir dívida internacional, que rondava, no ano passado, os 10%, como aconteceu na emissão de mil milhões de dólares (828 milhões de euros) feita por Angola no final de 2019.

Ainda assim, a Costa do Marfim foi o primeiro país africano a regressar aos mercados em contexto de pandemia, tendo colocado mil milhões de euros a 12 anos com uma taxa de juro de 5%, significativamente baixa pelos padrões históricos das emissões dos países da África subsaariana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório